Infraestrutura | Com Assessoria de Comunicação | 19/10/2017 13h00

Funasa libera 1,5 milhões para esgoto em Aparecida do Taboado

Compartilhe:

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da superintendência estadual de Mato Grosso do Sul (Suest/MS), liberou no último dia 11 de outubro, o pagamento da quarta e última parcela no valor R$ 1.506.544,40 para obras do sistema de esgotamento sanitário de Aparecida do Taboado, município situado na região leste do estado e a 372 km de Campo Grande, a capital.

Por meio do TC/PAC 193/2012, esse investimento proporcionará a conclusão da ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. Segundo dados da prefeitura, atualmente, a obra encontra-se com 68,84% executados e compreende 13.649 metros de rede coletora, 1.015 Ligações Domiciliares, duas estações elevatórias de esgotos, ampliação da unidade de tratamento, composta de decantador de 40 L/s, CDFL, caixa de areia e leito de secagem e 8.780,42 m de emissário final, sendo que, 7.697,34 metros são por recalque, 1.031,06 m são por gravidade e 52,02 metros, submersos.

O valor total do investimento é de R$ 5.328.988,55 oriundos do Governo Federal com contrapartida do governo do estado de Mato Grosso do Sul, o que torna possível melhorar as condições ambientais da cidade, de saúde e de qualidade de vida da população, tornando a obra extremamente necessária pois o município não dispõe em toda a sua malha urbana de rede coletora de esgoto e ligações domiciliares. Outra meta é reduzir a incidência de doenças de veiculação hídrica, decorrentes da ausência ou insuficiência quantitativa e qualitativa dos serviços de saneamento básico.
Com essa ação, será possível diminuir as taxas de mortalidade infantil, as quais concorrem com a inadequação dos serviços de saneamento básico, assegurando a disposição e o tratamento adequados de efluentes domésticos, de modo a preservar o meio ambiente e evitar a reprodução de vetores de enfermidades.

Para o prefeito de Aparecida do Taboado, Robinho Samara, “a cada real investido na saúde, economiza-se cinco reais com despesas hospitalares, e isso é que almejamos para a população de Aparecida com a ampliação dessa estação de tratamento”. Samara afirma, ainda, que, “estamos muito contentes com a Funasa, com superintendente Marco Santullo e com chefe da Engenharia, Aristides Ortiz, em fazerem essa liberação para a conclusão dessa obra que só irá melhorar nossa qualidade de vida. Enquanto alguns gestores alegam transtornos na realização desse trabalho, Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação, investe cada vez mais na área do saneamento básico nos municípios ”, diz o prefeito.

De acordo com o superintendente estadual da Funasa em Mato Grosso do Sul, Marco Aurélio Santullo, “quanto mais recursos forem destinados ao saneamento, maior a redução de gastos com saúde, proporcionando, dessa forma, economia aos cofres públicos. Além disso, a falta de investimentos no tratamento de esgoto acarreta, ainda, impactos negativos ao meio ambiente e à economia”. Segundo Santullo, os investimentos em MS devem-se à esforços junto à Presidência do órgão em Brasília e também da bancada federal para obterem verbas a serem investidas no estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS