Santa Rita do Pardo construirá estação de transbordo

"/>
Infraestrutura | Com Prefeitura de Santa Rita do Pardo | 13/11/2019 09h50

Santa Rita do Pardo construirá estação de transbordo

Compartilhe:

Prefeito Cacildo autoriza licitação para obras de construção do centro de transbordo e triagem de resíduos.

O Prefeito de Santa Rita do Pardo, Cacildo Dagno anuncia a licitação para obras de Construção do centro de transbordo e triagem. A mesma será realizada no dia 18 de Novembro , às 9h00 (MS), na Divisão de licitação na sede do Poder Executivo em Santa Rita do Pardo - MS,

Ocorrendo os trâmites sem recursos por partes das empresas, as obras poderão ser iniciadas nos próximos meses.

A Secretaria de Secretaria de Infraestrutura acompanha todo o processo.

ESTAÇÃO DE TRANSBORDO

As estações de transbordo são pontos de transferência intermediários de resíduos coletados na cidade, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o local de destinação final.

Nas estações de transbordo os resíduos coletados pelos caminhões compactadores são descarregados e, depois, colocados em carretas de maior capacidade que levam estes resíduos até o aterro sanitário. Desta forma, há uma redução no número de caminhões na malha viária, contribuindo, também, para a minimização das emissões dos gases de efeito estufa, prejudiciais a camada de ozônio.

Os resíduos descarregados nas estações de transbordo são carregados no mesmo dia em carretas com grande capacidade de carga, que levam os resíduos até o aterro sanitário, que será implantado no trevo entre Santa Rita do Pardo, Bataguassu e Brasilândia.

CENTRO DE TRIAGEM

O objetivo é propor uma triagem de materiais recicláveis destinados ao aterro sanitário, visando prolongar a vida útil dos aterros, diminuindo a quantidade de resíduos e gerando emprego e renda. Um estudo de caso foi elaborado tomando por base o aterro sanitário regional, ação conjunta entre municípios de Bataguassu, Anaurilândia, Brasilândia e Santa Rita do Pardo. A medida cumpre com um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre os referidos municípios e Ministério Público Estadual. O aterro sanitário deve ser construído em uma área já desapropriada localizada próxima ao trevo do município (cerca de três quilômetros de Bataguassu na MS-395).

Valor Total do Orçamento: R$ 500.213,66.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS