Meio Ambiente | Da redação/ com Hoje Mais | 13/04/2016 15h16

Bombeiros registraram 135 ocorrências de queimadas no 1º trimestre

Compartilhe:

Somente nos três primeiros meses deste ano, o Corpo de Bombeiros de Três Lagoas atendeu 135 ocorrências de queimadas. O número representa uma média de 45 casos por mês. Em todo o ano passado, foram registradas 269 dessas ocorrências, uma média de 22 por mês.

Os números mostram que neste ano os bombeiros registraram aumento de queimadas.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a maioria dos focos de incêndio acontece em terrenos baldios e pastagens e é provocado por pessoas que tem a intenção de limpar o local. Contudo, a prática é considerada criminosa, conforme Lei Federal 9.605/98 e cabe multa, além de reclusão de até quatro anos.

As queimadas são mais frequentes nessa época do ano, visto que o calor extremo e a baixa umidade relativa do ar colaboram com as queimadas na vegetação. Uma simples “bituca” de cigarro é capaz de provocar um incêndio de grande proporção.

Os bombeiros chamam a atenção da população para colaborar com o combate da prática de queimadas. Os terrenos baldios devem ser limpos sem o uso de fogo, pontas de cigarros não devem ser jogadas na vegetação, lixos não devem ser depositados em terrenos baldios. Para registrar denúncia, a população pode ligar no 193.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS