Meio Ambiente | Da redação/ com Assessoria de Imprensa Dep. Angelo Guerreiro | 02/03/2016 16h40

Guerreiro revela preocupação com impactos ambientais no Rio Verde

Compartilhe:

Na sessão plenária desta quarta-feira, 02, o Deputado Estadual usou a tribuna para falar sobre o projeto de implantação de uma Hidrelétrica no Rio Verde, próximo ao município de Água Clara. Angelo Guerreiro falou sobre a reunião feita na última sexta-feira, 26/02, entre o Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente, Ricardo Sena, o Prefeito de Água Clara, Silas José e o responsável pela empresa Cobb Vantress Brasil, quando foi discutida as impactações financeiras e ambientais na cidade caso seja instalada a Hidrelétrica.

Conforme relatório apresentado pelo Cobb, empresa responsável por 18% do mercado avícola no país e que oferta 240 empregos diretos em Água Clara, há o risco da mesma finalizar suas atividades na região com a concretização dos empreendimentos da Minas PCH S.A., que tem interesse em construir na cidade mais 3 PCHs, sendo: AHE Baixo Verde I – municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo; AHE Água Clara – municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo e AHE Inocência – municípios de Água Clara, Inocência e Três Lagoas.

“Segundo informações que recebemos, a AHE Água Clara deve ocupar a área de aproximadamente 32 km2 e isso impactará diretamente a granja da Cobb, ocasionando a disseminação de doenças de aves migratórias de outros estados. Essas aves pousariam nesse lago próximo à granja causando problemas sanitários”, enfatizou Guerreiro.

Angelo Guerreiro também fez o alerta sobre o problema ambiental que a região pode enfrentar, “pois serão 6 Usinas Hidrelétricas num curto espaço. O Rio Verde será picado em pedaços a cada 15 ou 20 km, afastando os peixes”, explicou complementando a preocupação com a rica variedade de peixes que o Rio Verde possui e que pode ser comprometida.

“Estamos acompanhando o trabalho dos Ministérios Públicos Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul quanto às ações para frear os danos no Rio Taquari. Não queremos e não podemos deixar o mesmo acontecer com o nosso Rio Verde”, ponderou Angelo Guerreiro que também representa a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Conselho Estadual de Controle Ambiental.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS