Meio Ambiente | Da Redação/Com Notícias MS | 08/01/2016 13h33

PMA autua fazendeiro em R$ 6,8 mil por exploração ilegal de madeira protegida por lei

Compartilhe:

Ontem (7) no início da noite, Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste autuaram um fazendeiro, de 64 anos, por exploração de madeira de lei e outras espécies sem autorização do órgão ambiental. Na fazenda do infrator, localizada no município, a PMA encontrou derrubadas, sete árvores da espécie Aroeira (espécie protegida por lei), sete árvores da espécie Cumbaru, duas árvores da espécie Angico, uma árvore da espécie Piúva e uma da espécie Amoreira, sem autorização ambiental.

As árvores exploradas foram transformadas em postes para cerca, sendo apreendidos 31 postes de aroeira; 81 postes de angico; 17 postes de cumbaru; 13 postes de piúva e 13 postes de amoreira, totalizando 155 unidades de postes. O fazendeiro, residente em Campo Grande foi autuado administrativamente e multado em R$ 6.800,00. Ele também responderá por crime ambiental. A pena é de um a dois anos de reclusão.

A espécie vegetal aroeira é protegida por lei. A portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS