Rural | Com Norbertino Angeli | 08/08/2016 15h01

Algodão de MS atinge 65% de área certificada no ABR/BCI

Compartilhe:

Neste ano agrícola, Mato Grosso do Sul cultiva 29.600 hectares de algodão herbáceo, primeira e segunda safras.

A colheita já teve início e a expectativa é que a produtividade e a qualidade de fio atinjam níveis satisfatórios.

Além da boa produtividade, 65% da área plantada, atinge ainda a excelência na sustentabilidade, ao ser certificada no ABR, Algodão Brasileiro Responsável e o BCI, Better Cotton Initiative, que são simultâneos.

Nesta sexta-feira, 05 de agosto, a equipe do Programa Sustentabilidade da AMPASUL entregou os certificados aos responsáveis pelas propriedades que cumpriram as boas práticas agrícolas na cultura do algodão, dos grupos: JCN (Josué Corso Neto), Fazenda Catleia e Fazenda São Paulo, Schlatter, Fazenda Reunidas Schlatter XIII e SLC, Fazenda Planalto. Juntos representam os 65% do algodão cultivado no estado.

A produção sustentável, para ser certificada, necessita cumprir com três pilares dos programas: econômico; social e ambiental.

Para atingir a meta estabelecida, para receber o certificado, a propriedade conta com a AMPASUL, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão, através do Programa Sustentabilidade, que realiza visitas técnicas para diagnóstico da propriedade, para orientação e treinamento de pessoal.

O Programa Sustentabilidade orienta os colaboradores e diretores sobre a cumprimento de normas trabalhistas, ambientais e segurança no trabalho. Fazem parte da equipe do programa: Técnico Ambiental, Marcelo Escher e o Técnico em Saúde e Segurança no Trabalho, Cícero Miguel de Oliveira.

Ao atingir, no mínimo 85% em conformidade com o programa, durante o ano agrícola, a propriedade é certificada pelo ABR/BCI. Uma das vantagens é o acesso facilitado a novos nichos de mercado, os produtores participantes do Programa ABR e licenciamento BCI recebem outros benefícios a longo, médio e curto prazo, além de proporcionar o conforto e a certeza do produtor de que está em conformidade com as normas trabalhistas e ambientais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS