Santa Rita do Pardo | Da Redação/Com Assessoria | 20/11/2015 16h44

Prefeito participa da abertura oficial da Rota do Desenvolvimento

Compartilhe:

O  prefeito de Santa Rita do Pardo, Cacildo Dagno (PSDB), participou na tarde desta terça-feira (17), na sede do SEST/SENAT, da abertura oficial da quarta etapa da Rota do Desenvolvimento. A solenidade contou também com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), autoridades estaduais, municipais e dos prefeitos dos municípios da região Costa Leste.

A Rota do Desenvolvimento é uma ação do governo do Estado iniciada em junho e que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e crescimento regional, por meio do estímulo à competitividade e inovação dos pequenos negócios sul-mato-grossenses. O evento visa apresentar às instituições, autoridades, comerciantes, empresários e potenciais empreendedores a dinâmica de funcionamento e os benefícios que o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq) oferece para o desenvolvimento inovador e sustentável do Estado.

O Propeq é um projeto estratégico e inédito da administração estadual que objetiva a criação de um novo paradigma na economia de Mato Grosso do Sul. Por meio do Propeq, o Governo do Estado pretende fomentar a diversificação da matriz econômica, potencializando os pequenos negócios e arranjos produtivos locais.

Durante a abertura o vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Luiz Cláudio Fornari, agradeceu em nome do Sistema S o governador e os secretários pela iniciativa de andar pelo Estado e convocar a todos para a construção do desenvolvimento estadual. “Este evento é muito importante para que possamos projetar o nosso Mato Grosso do Sul entre os maiores do País e mostrarmos para as futuras gerações que elas residem num dos estados mais pujantes do Brasil”.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, destacou que a Rota do Desenvolvimento surgiu com a ideia de ser um apoio para os micros e pequenos empresários e que a expectativa de atendimento nos três dias de evento é de 4 mil atendimentos. “Nós como setor público queremos proporcionar ao setor de negócio e aos prefeitos um ânimo no desenvolvimento empresarial de cada região. Queremos mostrar que Mato Grosso do Sul é muito maior que a crise que o nosso País enfrenta neste ano. A região da Costa Leste tem sido destaque estadual devido ao investimento na expansão industrial que tem impactado o PIB do Estado”.

O deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) ressaltou que a ação do governo do Estado está sendo realizada na região do desenvolvimento. “A Costa Leste tem auxiliado a mostrar que o Mato Grosso do Sul tem crescido mesmo diante da crise. Continuaremos a trabalhar para manter os incentivos fiscais que atraem novos investimentos”.

O deputado estadual Ângelo Guerreiro (PSDB) disse que é uma honra a região Costa Leste receber uma edição da Rota do Desenvolvimento. “Neste ano conseguimos a expansão de grandes indústrias instaladas em Três Lagoas que tem beneficiado todos os municípios. Neste ano o governo do Estado, por meio do Imasul, já liberou mais de duas mil licenças ambientais que tem dado segurança para os empresários que queiram investir no Estado”.

O governador Reinaldo Azambuja salientou que a Rota do Desenvolvimento quer discutir políticas públicas para o crescimento regional utilizando as potencialidades e atrativos de cada região. “Queremos que toda a região Costa Leste tenha um desenvolvimento pleno, com a ampliação de novos empreendimentos, manutenção dos empregos, abertura de novas vagas e qualificação da mão de obra. Durante estes três dias de evento queremos ouvir os micros e pequenos empresários e prefeitos sobre as grandes dificuldades que eles encontram para que possamos aumentar a competitividade e manter o Estado como um dos únicos que vão ter um PIB positivo neste ano”.

Durante a solenidade de abertura da Rota do Desenvolvimento, os prefeitos dos municípios da Costa Leste receberam um kit do Propeq com o Mapa de Oportunidades da região. O Mapa de Oportunidades tem como objetivo proporcionar aos municípios a apresentação de suas potencialidades e, com isso, auxiliar os empresários e empreendedores a tomarem suas decisões de investimento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS