Saúde | Da Redação | 28/04/2016 14h55

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no sábado

Compartilhe:

A campanha nacional de vacinação contra gripe começa neste sábado, 30 de abril. O governo federal trabalha com a meta de imunizar 49,8 milhões de pessoas, conforme o Ministério da Saúde. O público-alvo da campanha envolve idosos, crianças e gestantes, entre outros.

A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.

No sábado, 240 mil profissionais estarão em 65 mil postos de saúde para começar a aplicar a vacina aos grupos com maiores riscos de contrair a doença. São integrantes deste grupo pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses até menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas - até 45 dias após o parto -, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

Gripe H1N1

A vacinação será realizada até o dia 20 de maio. As vacinas que serão aplicadas protegerão as pessoas dos grupos de riscos contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A, causador da gripe H1N1. Com a campanha, o governo busca diminuição as internações em até 45% e conter as mortes por influenza a um nível entre 39% e 75%.

Desde 1º de abril deste ano, o Ministério da Saúde está enviando aos Estados doses da vacina contra a influenza de 2016. Até o momento, 22 Estados optaram por antecipar a vacinação para alguns grupos do público-alvo. A partir do recebimento das vacinas, os gestores locais têm autonomia para definir estratégias de vacinação da população-alvo, observando a reserva adequada do produto para a campanha nacional.

A entrega das vacinas aos Municípios é de responsabilidade dos Estados.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a prevenção de gripe H1N1 segue as mesmas diretrizes da prevenção de qualquer tipo de gripe, só que o cuidado deve ser redobrado.

Siga as orientações:

- evite manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada;

- lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca;

- leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas;

- mantenha hábitos saudáveis, alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas, beba bastante água;

- não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; e

- se achar necessário, utilize uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar e evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

*Agência CNM, com informações do Ministério da Saúde

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS