Saúde | Da redação/ com Notícias MS | 28/05/2016 10h18

Caravana da Saúde inicia cirurgias na região e leva alivio a pacientes

Compartilhe:

As cirurgias de especialidades da 11ª edição da Caravana da Saúde começam na próxima segunda-feira (30), atendendo pacientes do município de São Gabriel do Oeste e de outras sete cidades. Serão oferecidos 160 procedimentos entre cirurgias ortopédicas, vasculares, ginecológicas e também de colecistectomia convencional, além de 120 exames de endoscopia. As operações irão beneficiar quem espera há anos na fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Ainda sem data definida, as cirurgias em Campo Grande devem começar também na próxima semana.

Os pacientes de Bandeirantes, Rio Negro, Camapuã, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Costa Rica e São Gabriel do Oeste terão ainda acesso às consultas de ortopedia e ginecologia. Todo atendimento será realizado no Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira, onde os leitos já estão preparados para receber os pacientes cirúrgicos.

A solenidade de abertura aconteceu nesta sexta-feira (27) na Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste, com a presença do secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, do secretário municipal de Saúde, Frederico Marcondes Neto, o prefeito, Adão Rolim, e do coordenador da Caravana da Saúde, Marcelo Mello.

Internado no Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste, o cabeleireiro Sdeobel Pilonetto, 44 anos, teve uma fratura complicada no pé ao cair praticando motocross . Por causa da gravidade, ele deverá passar por uma cirurgia que só pode ser feita em Campo Grande, devido aos equipamentos cirúrgicos existentes apenas na Capital.

Segundo o secretário municipal, o paciente será atendido assim que as cirurgias tiverem inicio em Campo Grande e ressalta que sem Caravana o cabeleireiro teria que aguardar na fila ate sua transferência . “Ele teria que esperar uma vaga para fazer a cirurgia na Santa Casa”, disse.

“Não sinto dor porque estou medicado. Sei que vou ser operado logo, mas se não tivesse a Caravana teria que ficar esperando, o que não seria nada bom”, contou o cabeleireiro.

Solenidade

Em seu discurso Nelson Tavares falou sobre o projeto do Governo do Estado de reestruturar o sistema de saúde, regionalizando os atendimentos e equacionando as finanças para, assim, garantir a oferta de serviços de forma permanente. “A Caravana desempenha um trabalho pontual de exterminar as filas ‘da vergonha’. Temos a oportunidade de fazer correções de rumo e para isso é preciso equacionar as finanças, um grande desafio do Governo. Não vamos fazer o inviável a médio e longo prazo. Não faremos mais do mesmo”, disse.

O secretário estadual lembrou ainda as benfeitorias já consolidadas por onde a Caravana passou, como a região de Coxim. “Há quatro meses não são encaminhados de Coxim para Campo Grande casos de ortopedia, sem falar dos pacientes de hemodiálise”, disse ele se referindo a unidade de tratamento aberta na cidade para atender os renais crônicos da região.

As cirurgias eletivas no município, conforme o secretário Frederico, além de reduzir os gastos, diminuem os riscos de infecção hospitalar. “Isso é excelente para o paciente, para os são-gabrielenses e também para os que vêm de municípios vizinhos, por causa da distância, proporcionando mais qualidade para o paciente. Além disso, ainda reduzimos a possibilidade de infecção”.

Em Campo Grande devem ser atendidas 100 mil, conforme afirmou coordenador da Caravana da Saúde, Marcelo Mello. “Devemos chegar a 10 mil cirurgias e 35 mil oftalmologia e 12,5 mil consultas de especialidades. Isso tudo faz parte de um grande projeto”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS