Saúde | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 10/11/2020 14h15

Chapadão do Sul não alcançou 100% de imunização contra a polio

Compartilhe:

Com o objetivo de cumprir as metas de multivacinação e, principalmente, contra a poliomielite, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu no último sábado (7) mais um Dia D de Vacinação. A meta do Estado era imunizar 160 mil crianças, ou seja 95% do público alvo, porém, até o dia 31 de outubro, data programada para o encerramento da campanha, apenas 53,32% havia sido cumprido.

Situação em Chapadão do Sul

Em Chapadão do Sul o percentual de imunização estava abaixo de 50% e novas medidas foram tomadas. A Secretaria de Saúde, tirou as equipes dos ESFs e montou pontos estratégicos na cidade. A tática deu certo. Com exceção da faixa etária de até um ano de idade, com 85,39% de cobertura vacinal, todas as demais ultrapassaram o percentual de 100%. Na média geral Chapadão do Sul superou, com 98,9%, a meta estadual.

Porém, é preciso ainda cumprir o objetivo para crianças de até um ano de idade. Para isso, doses da vacina estão disponíveis em todos os ESF’s, basta que os pais ou responsáveis levem seus filhos a uma dessas unidade, munidos da Carteirinha de Vacinas.

Poliomielite: vacinação obrigatória

Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.

A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórias. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS