Saúde | Da redação/ com Assomasul | 29/06/2016 08h35

Municípios de MS compram vacina contra H1N1 com recurso próprio

Compartilhe:

Alguns municípios de Mato Grosso do Sul compraram doses da vacina com H1N1 com recurso próprio após registro de mortes por causa da doença. Em Água Clara, a vacinação foi retomada na última sexta-feira (24). O município que fica a 179 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul, adquiriu 10 mil doses, informa o portal G1.

Apesar de ter tido uma morte e confirmado 28 suspeitas, o prefeito Silas José (PSDB) pretende vacina toda população – cerca de 13 mil pessoas. A partir desta segunda-feira (27), as pessoas podem procurar as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESFs). Para ser imunizado é necessário apresentar algum documento que comprove residir na cidade.

Em Bataguassu, a vacina está disponível para professores e alunos nas escolas municipais, estaduais e particulares. A partir desta segunda-feira, eles podem se vacinar na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Na cidade foram registradas duas mortes e sete casos confirmados em 2016.

Já a prefeitura de Naviraí, onde a doença assustou a população em maio, comprou 10 mil doses da vacina contra H1N1 e a imunização deve começar nesta semana. As vacinas já chegaram e a Secretaria de Saúde está organizando os lotes.

As vacinas serão destinadas para alunos e professores de colégios públicos e particulares. De acordo com o último boletim, são 71 casos confirmados da doença, além das sete pessoas que morreram por gripe A.

A campanha nacional contra influenza foi realizada do dia 30 de abril a 20 de maio. Mato Grosso do Sul recebeu 720 mil doses do Minitério da Saúde, mas em alguns municípios faltaram vacina como em Campo Grande onde os grupos das crianças até 5 anos e gestantes não atingiram a meta de 80%.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS