Selvíria | Com Prefeitura de Selvíria | 27/03/2023 08h42

Casos de tuberculose aumentam no MS; Em caso de sintomas, procure a ESF de sua região

Compartilhe:

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, no ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 1.482 novos casos da doença, número que representa um aumento de 27,3% em relação a 2021, ano em que o Estado registrou 1.164 novos casos.

A Secretaria de Saúde reforçou que a prevenção pode ser feita através da vacina BCG, recomendada para aplicação no primeiro mês de vida da criança, mas que pode ser aplicada até os 4 anos de idade.

A tuberculose é a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo, atrás apenas da Covid-19. A transmissão ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa.

A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos, ocorre com mais frequência em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

SINTOMAS

Tosse por 3 semanas ou mais;

Febre vespertina;

Sudorese noturna;

Emagrecimento.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro).

DIAGNÓSTICO

Os testes para o diagnóstico da tuberculose são ofertados gratuitamente nas ESFs de Selvíria. A medida é fundamental para a detecção de novos casos e para o controle da doença.

Pessoas com sintomas da doença devem procurar a unidade de saúde da sua região para avaliação e realização de exames.

O tratamento para tuberculose deve ser iniciado o mais rápido possível após o resultado positivo do teste. A doença tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada e até o final.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS