Selvíria | Da redação/com Assessoria | 14/03/2014 17h12

Com o apoio da Fibria, Selvíria recebe as ações do projeto Parceria Votorantim pela Educação

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Selvíria (MS) - Com o objetivo de reforçar o valor da educação e a responsabilidade de toda a sociedade perante o tema, a o projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) inicia o ciclo de atividades do ano, com ações de mobilização social que serão norteadas pelo mote “A cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”.

Este ano, 15 cidades, incluindo Selvíria, em 12 Estados, participam das atividades desenvolvidas pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação.

 

O intuito é engajar as comunidades locais para criação de um território educativo, a partir de ações com diversos setores da sociedade, entre os quais, professores, alunos, moradores, comerciantes, família e poder público, já que todos desempenham papel importante dentro da comunidade educativa.

“O desafio é melhorar a integração entre cidade e escola na busca por uma educação de qualidade para crianças e jovens”, declarou Mariana Franco, coordenadora dos programas de Educação, Trabalho e VIA, do Instituto Votorantim.

A cada ano, o programa é dividido em quatro ciclos. Em 2014, foram definidos os respectivos assuntos como frentes de mobilização: ciclo 1 - Concurso Tempos de Escola: o que a cidade pode ensinar; ciclo 2 - como a família pode ensinar suas crianças e jovens a partir das suas vivências? ; Ciclo 3 - como a comunidade pode contribuir com a cidade que também ensina? E ciclo 4 -   comunidade e escola: todos juntos por uma cidade que também ensina.

Além disso, o PVE buscará estratégias para atuar de forma articulada, em parceria com gestores da Secretaria Municipal de Educação e gestores escolares. Essa frente de gestão terá um reforço, ganhando um caráter de formação, com maior carga horária para encontros presenciais e acompanhamento à distância, que visa elaboração de um plano de gestão educacional no município.

“Antes, apoiávamos apenas a gestão pública. Agora, assumimos um caráter mais formativo, que vai abranger também os gestores escolares. A ideia é contribuir para transformar os espaços escolares em verdadeiros ambientes de convivência e aprendizagem”, destacou Mariana Franco.

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