"/>
Selvíria | Da Redação/Com Jornal do Povo de Três Lagoas | 04/03/2013 12h39

“Dia de Campo” em Selvíria apresenta Sistema São Mateus

Compartilhe:

O “Dia de Campo” na Fazenda São Mateus, entre Três Lagoas e Selvíria, foi realizado na sexta-feira (1º), com objetivo de apresentar o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), implantado na propriedade, além de esclarecer dúvidas de estudantes e produtores da região sobre a tecnologia. Mais de 100 pessoas participaram do evento onde foi apresentado o Sistema São Mateus, responsável pelo “milagre” da plantio de soja no solo antigamente considerado “improdutivo”.

O sistema recebeu este nome, em homenagem a propriedade rural do engenheiro agrônomo, Matheus Arantes, onde a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem atuado com o sistema ILPF. Segundo Matheus, a difusão desta tecnologia de integração é um avanço. “Transformar a região e fixar o homem no campo, é esse o objetivo”. 

A região do Bolsão sul-mato-grossense não é tradicional no cultivo de lavouras, devido à característica do solo arenoso. O pesquisador da Empraba Agropecuária Oeste, Julio Cesar Salton, explicou como é possível o plantio na Fazenda São Mateus. “É necessário mudar as características do solo. O sistema tem proporcionado importantes melhorias no solo, inclusive com melhor aproveitamento da água das chuvas, viabilizando o cultivo de soja, na região”, frisou.

O pesquisador afirma que hoje é possível plantar soja em uma região antigamente considerada improdutiva. “Para isso é necessário realizar a adequação do solo – corrigir e reparar -, para o plantio da soja. Além de realizar a manutenção do solo, que é necessária para a preservação dos resultados obtidos”.

Durante o processo físico, o objetivo é preparar o solo para que absorva mais água. Já no processo químico, é utilizado cal e gesso para neutralizar a terra e possibilitar que as raízes das plantas atinjam camadas mais profundas do solo – onde podem absorver mais água.

EVENTO

O evento foi realizado pela Embrapa, juntamente com a Fazenda São Mateus e contou com apoio da Bunge e Sindicato Rural de Três Lagoas. Participaram do dia de campo, alunos dos cursos de Agronomia e Zootécnica da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), e do curso Técnico Agrícola da Escola Técnica (Etec), ambos de Ilha Solteira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS