Selvíria | Da Redação/Com Prefeitura de Selvíria | 20/08/2015 15h49

Secretaria municipal de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde de Selvíria, coordenada pelo secretário Juliano Alexandrino dos Santos, iniciou no sábado (15), a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) no município. A ESF I, a ESF II e a unidade itinerante que atende a zona rural ficarão abastecidas com a vacina todo este mês, com objetivo de atingir a público-alvo que são crianças de seis meses a menores de cinco anos. Os pais precisam levar o cartão de vacina dos filhos, para que também sejam feitas outras atualizações. A campanha seguirá até o dia 31 de agosto.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar cerca de 12 milhões de crianças em todo o país, número que representa 95% do público-alvo. Para isso, mais de 16 milhões de doses da vacina foram distribuídas.

O secretário Juliano Alexandrino dos Santos disse que a vacina é totalmente segura, ou seja, protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. “A eficácia da imunização é em torno de 90 a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a alguns componentes da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada. Estaremos atendendo a população, em todas nossas unidades de saúde, inclusive na zona rural, até o término da campanha que é no dia 31 de agosto. Aproveito para agradecer o Rotary Club, em nome do presidente local, Adelson Alberto dos Santos, pela parceria e envolvimento com esta causa tão nobre que é a erradicação da poliomielite no mundo. Graças a Deus e ao trabalho do Rotary, no Brasil, e na maioria dos países a doença já foi erradicada e, em pouco tempo o mundo todo será”, comentou Juliano.

“Como o vírus ainda circula em regiões da Ásia e da África, o risco de reintrodução do vírus permanece. Por isso a necessidade de manter a campanha e, o Rotary Club está aí nessa luta, como parceiro do poder público”, afirmou o presidente do Rotary Club de Selvíria, Adelson Alberto dos Santos.

“Faremos de tudo para que possamos atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Não se trata apenas de números, mas de saúde e qualidade de vida, pois não queremos que as nossas crianças adoeçam. Mesmo que nenhum caso tenha sido registrado desde 1990 até agora, isso não diminui os nossos cuidados com a polio, doença que só pode ser evitada por meio da vacina. Aproveito para agradecer o Rotary Club, grande parceiro nesta luta”, disse o prefeito Jaime Soares Ferreira que, ao lado do secretário Juliano; presidente do Rotary Club, Adelson Alberto dos Santos e do vereador Marcelo Rezende, participou do lançamento da campanha no município.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS