Selvíria | Da Redação/Com Prefeitura de Selvíria | 18/09/2015 19h22

Tilabras apresenta projeto para autoridades e população

Compartilhe:

Na quarta-feira, 9 de setembro, o gerente do Projeto Tilabras, Silvio Santoro visitou o município de Selvíria para apresentar para autoridades municipais, empresários e população, detalhes do Projeto Tilabras, empreendimento que surgiu através da parceria entre duas empresas de renome internacional, a americana Reagal Sprigs e a brasileira Axial (representada nesse setor pela Mar & Terra).

Segundo Silvio Santoro, o projeto terá início em 2016 e, na primeira etapa serão investidos U$ 51 milhões, com produção estimada de 25 mil toneladas por ano, mas prevê quadruplicar a produção até 2020. A unidade Tilabras em Selvíria contará com incubadora (capacidade de produção de 15 milhões de alevinos por mês em dois anos), fazenda de engorda (capacidade de 100 mil toneladas/ano em cinco anos), frigorífico e fábrica de farinha de peixe e de rações. Quando estiver em pleno funcionamento, o projeto irá gerar 1.850 empregos diretos e mais um grande número de empregos indiretos em Selvíria e região.

“Estamos muito otimistas, não só eu, mas todas as autoridades e a população de Selvíria de um modo geral. Estamos satisfeitos e ao mesmo tempo preocupados com a nossa estrutura para receber um investimento dessa envergadura. É fato que temos tempo para nos adaptarmos, porém o momento já chegou e todos os setores da Administração Municipal estão cientes e preparados para proceder as devidas adequações”, comentou o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jayme de Brito.                  
“Nossa idéia é construir em Selvíria um projeto de produção de tilápias, de grande porte, voltado para o mercado internacional. A operação começa agora em 2016, com um primeiro degrau da ordem de 25 mil toneladas/ano e, o objetivo é que a operação atinja 100 mil toneladas/ano, nos próximos 5/6 anos. Selvíria foi escolhida com base no bioma do Rio Paraná que é excelente para a produção de peixe e de uma fazenda que adquirimos aqui no município. A região é perfeita, a temperatura é perfeita, o rio é perfeito e estamos muito perto dos produtores de grãos e contamos muito com o apoio das administrações municipal, estadual e federal, para a viabilização do projeto. Inicialmente a operação deve absorver aproximadamente 700 trabalhadores e, quando atingir o regime, deve atingir um número de 1.850 trabalhadores diretos, bem como a estimativa de um grande número de empregos indiretos, gerados por prestadoras de serviços. A empresa também tem a proposta de estimular os pequenos e médios produtores, porque no segundo momento, quando o frigorífico estiver funcionando, além de absorver a produção própria, a empresa pretende absorver parte da produção de terceiros. A Tilabras é inteiramente sustentável. Além de todo controle das águas, dentro do Rio Paraná, a empresa vai tratar 100% dos seus resíduos, produzindo farinha de peixe, óleo de peixe, que serão utilizados na ração e, produzindo também biodiesel que será utilizado nas caldeiras e nos motores”, explicou Silvio Santoro.

“É nosso intuito trazer o desenvolvimento para o município. A vinda da Tilabras será um grande divisor de águas. Trata-se de um grande investimento, almejado por todos e, estamos preparados para isso. É evidente que devemos ajustar algumas coisas, mas já estamos nos antecipando há bastante tempo. Nós, enquanto administradores, estamos nos preparando e, sugiro que a população faça o mesmo, pois com a vinda de mais empresas as demandas aumentam e, quem estiver preparado poderá acompanhar o desenvolvimento”, destacou o prefeito Jaime Soares Ferreira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS