Trânsito | Com Prefeitura de Três Lagoas | 14/07/2023 09h01

Abordagem Social se antecipa em relação a frente fria e realiza ação com pessoas em situação de rua

Compartilhe:

No intuito de prevenir os problemas causados pelo frio previsto para este fim de semana, a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última terça-feira (11), a abordagem social noturna afim de identificar as pessoas em situação de rua e ofertar os serviços socioassistenciais presentes no Município.

Na ação foram abordadas 17 pessoas e dessas apenas 02 aceitaram ser acolhidas no Serviço de Acolhimento para Indivíduos e Famílias em Situação de Rua – Acolhimento POP. Na oportunidade, foram entregues cobertores para as pessoas que preferiram permanecer nas ruas.

A coordenadora do SEAS, Solange Sanxo, destaca que a abordagem é uma ação realizada constantemente, porém, boa parte das pessoas em situação de rua se negam a aceitar o acolhimento pela dificuldade de concordar com as regras do local.

“Os que preferem ficar nas ruas são aqueles que já estão em fase crítica de alcoolismo, dependência química e que não conseguem respeitar os limites de horário de entrada, de refeição, estado de lucidez e higiene. Alguns também preferem ficar livres para beber e usar drogas. Isto dificulta a oferta dos serviços a que eles têm direito”, disse.

Solange ressalta que a equipe SEAS explica sobre o funcionamento dos serviços existentes no Município e cabe aos atendidos a decisão de aceitar acolhimento ou permanecer na rua.

Os lugares percorridos nesta ação e com a maior concentração de pessoas em situação de rua são: Av. Clodoaldo Garcia, Praça da Alvorada, Terminal Rodoviário/Praça da Bíblia, Supermercado Proença, Praça da Matriz, Praça Ramez Tebet, Lagoa Maior e Velório Municipal e imediações.

SERVIÇO

Com a frente fria se aproximando, a população pode colaborar com o serviço, comunicando à equipe de abordagem caso presencie alguém passando frio nas ruas. Os telefones de contato são: telefone (67) 3929-1566 e (67) 99212-5728, atendimento das 07h às 17h de segunda a sexta e finais de semana e feriado através do número (67) 99274-4942.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS