Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 05/07/2014 19h23

Água do Poço do Palmito não abastece mais a cidade

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Embora empresários tenham cogitado a possibilidade de utilizar a água do Poço do Palmito em um termas, que seria construído na BR- 158, próximo ao frigorífico, isso não será possível. O poço do Palmito será lacrado em breve. Os bairros de Três Lagoas que eram abastecidos por esse poço, inclusive, há 60 dias já deixaram de receber a água do Palmito.


De acordo com o gerente regional da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Álvaro Ricardo Calábria, a empresa já eliminou de vez o abastecimento dos bairros com a água do Palmito. “Agora, esses bairros já estão sendo abastecidos com água dos poços tubulares que foram perfurados. A água do Palmito não entra mais na cidade, já tem 60 dias que esse poço não abastece mais os bairros”, comentou. Calábria disse que no dia 10 de julho será assinado em Campo Grande e no dia 11 do mesmo mês, em Três Lagoas, um documento entre a Petrobras, a prefeitura e Sanesul, para formalizar o fechamento do poço do Palmito. Até o final desse mês, ele acredita que os maquinários da Petrobras já estejam em Três Lagoas para iniciar o processo de tamponamento do poço. Assim sendo, não será mais possível o reaproveitamento dessa água, já que o poço será lacrado. 

A intenção dos empresários seria utilizar a água do poço do Palmito em um termas, já que é quente. Entretanto, segundo o gerente da Sanesul, isso não será possível, já que a Petrobras não teria sido comunicada de que existiam empresários interessados no reaproveitamento da água do Poço do Palmito. “Na época, que essa questão foi levantada, a Petrobras não foi procurada por quem tinha interesse nesse tipo de exploração. Ou seja, a Petrobras vai cumprir o acordo de fechar o poço”, destacou.O convênio para desativação do poço do Palmito por água de poços tubulares foi assinado em 2012.

Entretanto, é um anseio antigo da população de alguns bairros da cidade que eram abastecidos pelo poço do Palmito, que distribuía água quente e salobra. Durante anos, muitos moradores reclamavam do sabor dessa água. Contudo, tinha uma pequena parcela que gostava, já que a água do chuveiro já saia quente, evitando gastos com energia elétrica. 

O Poço do Palmito é decorrente de um trabalho da Petrobras, realizado na década de 1.960, visando achar petróleo em Três Lagoas. No entanto, o poço perfurado pela Petrobras foi aproveitado para abastecer as residências com água que até meses atrás era distribuída pela Sanesul para vários bairros. Entretanto, até o mês que vem o poço será lacrado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS