Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 23/06/2014 11h00

Cerca de 10 pessoas devem disputar as eleições este ano

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Três Lagoas deverá ter aproximadamente dez candidatos com domicílio eleitoral no município, disputando as eleições de outubro deste ano. Seis deles devem concorrer uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Três tem a pretensão em disputar uma cadeira na Câmara Federal. Além disso, uma três-lagoense, que é a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) vai concorrer uma vaga ao Senado Federal.
Na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa identifica-se a candidatura do atual deputado Eduardo Rocha (PMDB), que tentará a reeleição, o ex-vereador Ângelo Guerreiro (PSDB), que será candidato pela terceira vez, e os vereadoresIdevaldo Claudino (PT), Nilo Cândido (PDT) e apóstolo Ivanildo (PSB). Já o PCdoB deve lançar Marcos Bocato.
 
Já na disputa por uma vaga na Câmara Federal aparecem como pré-candidatos: Fabrício Venturoli (PROS), o vereador Antônio Empke Júnior, o Tonhão (PMDB), e o operário Paulo Roberto de Paula (PSD), ou o vereador Jorge Martinho (PSD). O partido estuda lançar um dos dois. O PSDB cogita também lançar o presidente da Câmara Jorginho do Gás a deputado federal.
 
ASSEMBLEIA
Líder do PMDB na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Rocha, disputou a sua primeira eleição em 2010, quando recebeu 25.428 votos, sendo 12.267 somente em Três Lagoas. Rocha é da opinião que, quanto mais representantes políticos Três Lagoas tivermelhor será para o município. Entretanto, entende que para ser eleito é preciso ter um trabalho prestado em prol do município.
 
Oex-vereador Ângelo Guerreiro que, para estas eleições,está filiado no PSDB, tentará pela terceira vez conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa. Em 2006, quando saiu candidato a deputado estadual pela primeira vez, obteve, 10.094 votos, destes 9.238 foram conquistados em Três Lagoas. Em 2010, tentou novamente uma vaga na Assembleia Legislativa, não foi eleito, mas aumentou sua votação para 16.442 votos, sendo  que em Três Lagoas obteve 14.604 votos.
 
Na primeira eleição, Guerreiro saiu candidato pelo PSB, depois pelo PDT e, nas eleições deste ano, vai tentar uma vaga de deputado estadual pelo PSDB, partido no qual se filiou nesse ano. Ângelo acha que se alcançar a marca dos 25 mil votos terá condições de ser eleito.
 
Pela primeira vez, o vereador Nilo Cândido (PDT) vai tentar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele informou que a Executiva do partido solicitou que ele saísse candidato nas eleições deste ano. Nilo disse que vai participar do processo para brigar por uma vaga e não apenas para contribuir com o partido. Ele calcula que, com aproximadamente 20 mil votos tem condições de ser eleito pela coligação do seu partido.
 
Idevaldo Claudinho (PT) é outro vereador que vai tentar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. Ele, no entanto, já colocou o nome a disposição do partido como pré-candidato há um bom tempo.
 
Idevaldodisse que é o único pré- candidato a deputado estadual pelo do PT no Bolsão. Ele acredita que se obtiver 20 mil votos terá chance de ser eleito, mas entende que énecessário obter votos em outros municípios do Estado e, por isso, está percorrendo as cidades que fazem parte da região de Três Lagoas.
 
O vereador apóstolo Ivanildo Teixeira (PSB)informou que deve tentar uma vaga na Assembleia Legislativa no pleito, mas com a finalidade de participar do processo com o intuito de ajudar o partido, pois entende que é muito difícil ser eleito deputado estadual. O vereador comentou que, além de ajudar o partido vai trabalhar para ter uns oito mil votos para não fazer feio.
 
FEDERAL
O presidente do PROS, Fabrício Venturoli, há um bom também trabalha com a pretensão de disputar uma vaga na Câmara Federal. Ele trabalha há 14 anos como auditor fiscal na Secretária Estadual da Fazenda. Venturoli acredita na possibilidade da região do Bolsão conseguir eleger um deputado federal. Ele disse que tem vínculo em vários municípios do Bolsão de Mato Grosso do Sul e, não apenas em Três Lagoas.
 
Líder da prefeita na Câmara Municipal, o vereador Antônio Empeke Junior, o Tonhão deve disputar a sua primeira eleição para deputado federal nas eleições deste ano. Tonhão informou que o diretório regional do partido estáem vias de decidir sobre sua candidatura. Entretanto, se for confirmada, quer fazer uma dobradinha com o deputado estadual Eduardo Rocha, de quem também será coordenador da campanha.
 
Ainda de acordo com Tonhão, além de apoiar Eduardo, apoiará Simone Tebet para o Senado e Nelsinho Tradpara o governo do Estado. O vereador disse que tem chances de ser eleito deputado federal, uma vez que a região do Bolsão contabiliza 240 mil eleitores. Entretanto, para isso, entende que é preciso estrutura e apoio do partido e dos companheiros.“Se tiver uma boa votação, como o PMDB é um partido muito forte, seria suplente e sabemos que tudo pode acontecer”, comentou.
Ainda na disputa por uma vaga na Câmara Federal mais dois nomes estão cotados. O PSD estudo lançar o sindicalista, Paulo Roberto de Paula, presidente do Sindicato da Montagem e Manutenção Industrial de Três Lagoas (Sindmontagem) ou o vereador Jorge Martinho  também do PSD.
 
O deputado federal Akira Otsubo (PMDB) já adiantou que, não será candidato nas eleições deste ano, porém pretende ajudar o partido e os companheiros. O Jornal do Povo tentou falar com o vice-prefeito Luiz Akira (DEM) para saber se ele tem pretensão em disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no pleito deste ano, mas não obteve êxito. Luiz Akira ficou como primeiro suplente da coligação na eleição passada, obtendo 18.082 votos.
 
O vereador Klebinho do PPS também está sendo cotado para disputar as eleições deste ano como candidato a deputado estadual. Entretanto, segundo ele, a possibilidade é mais remota e que só sairia candidato se realmente o partido precisar. O Jornal do Povo também não conseguiu falar com Jorginho do Gás sobre a possibilidade dele sair candidato nas eleições deste ano.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS