Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 09/07/2014 17h09

Detentos realizarão Exame de Certificação de Competência

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Jovens e adultos privados de liberdade terão oportunidade de realizarem o Exame Nacional para Certificação de Competência (Encceja). Em Mato Grosso do Sul, a avaliação terá a participação de 1.143 internos, distribuídos em presídios da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Presídio Federal e Unidades Educacionais de Internação (Unei). Do total de inscritos, 46 são de unidades penais ou de internação de Três Lagoas.

O Ministério de Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), promove a avaliação voluntária e gratuita (Encceja), destinada a pessoas em privação de liberdade, com no mínimo 15 anos completos, na data de realização do exame. Os resultados garantem a certificação de conclusão do Ensino Fundamental para aqueles que não tiveram oportunidades de concluir seus estudos na idade apropriada.
O exame será realizado no dia 29 deste mês, nos períodos matutino e vespertinos. Serão quatro provas objetivas, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de tema para redação.
 
Segundo a Agepen, por meio da assessoria de imprensa, houve um aumento de 2,43% no número de participantes se comparado ao total de 2013, quando foram registrados 986 inscritos. Na comparação dos anos anteriores, esse crescimento foi de 80%.
 
As provas serão aplicadas em estabelecimentos prisionais nas cidades de: Campo Grande, Dourados, Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Jardim, Jateí, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, Três, Lagoas, São Gabriel do Oeste e Dois Irmãos do Buriti.
Os 46 detentos que realizarão o exame em Três Lagoas, estão distribuídos em quatro unidades de custódia. O Centro Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus”, possui nove inscritos, no Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas, são 19 inscrições. Já na Penitenciária de Segurança Média e na Unidade de Internação de Menores “Aurora Gonçalves” (Unei Tia Aurora), com nove inscritos cada um.
 
A assessoria de imprensa informou que, no ano passado, foram 55 presos da Agepen participantes do Encceja em Três Lagoas. Essa redução no número de participantes neste ano se deve a uma sensível elevação no grau de escolaridade dos internos, já que o Encceja é uma avaliação de nível fundamental.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS