Três Lagoas | Da redação/com Assessoria | 15/07/2014 16h57

Emprego e renda para comunidade local ainda é desafio

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Apesar do desenvolvimento industrial acelerado que vive a região de Três Lagoas, a geração de emprego e renda para os habitantes locais continua sendo um desafio. Para que as oportunidades de trabalho existentes possam beneficiar a população é preciso investir em educação formal e cursos técnicos de formação de mão-de-obra voltados para a realidade do mercado de trabalho. Tal fato foi constatado pelo deputado estadual Marcio Monteiro na visita que fez a Três Lagoas acompanhado pelo deputado federal Reinaldo Azambuja, no final de semana, onde reuniu-se com moradores da Vila Piloto 4.

Com a chegada das indústrias surgiu uma demanda por mão-de-obra especializada ao longo das cadeias produtivas, sendo que muitos moradores de Três Lagoas não estavam preparados para ocuparem essas vagas de emprego por conta da falta de formação técnica. Esse descompasso entre o crescimento da indústria e do comércio locais com a formação dos trabalhadores leva à uma verdadeira exclusão social na medida em que pessoas em plena fase produtiva não tem acesso ao mercado de trabalho.

Segundo o deputado Marcio Monteiro a inclusão da população no ciclo de desenvolvimento pelo qual passa Três Lagoas depende muito da ação efetiva do estado e do município para garantir a inclusão de jovens e adultos no mercado de trabalho. ?A grande reivindicação diz respeito ao despreparo das pessoas com relação às ofertas de emprego, portanto caracterizando aí uma ausência do estado, do poder público, na qualificação dessas pessoas para que elas tenham oportunidade de ocupar vagas de emprego que são oferecidas com o desenvolvimento que hoje ocorre em Três Lagoas. São oportunidades, o que é uma realidade e ao mesmo tempo um pesadelo, porque as pessoas na fase produtiva da sua vida vêem oportunidades de trabalho porém são descartadas uma vez que não são preparadas.?

Educação e Qualificação Profissional para inserção no mercado de trabalho ? ?Essa qualificação, esse preparo, necessariamente deveria ser feito pelo estado, pelo município, dando oportunidade a essas pessoas nesses cursos técnicos que sejam voltados para as oportunidades de emprego que tem na região. Ocupar postos de trabalho nas indústrias, nas empresas que vem junto com as indústrias, ou que são conseqüências delas, o que vai desde a mão-de-obra no setor de alimentação, para que estejam preparadas para oferecer refeições para essa massa de trabalhadores, até a parte de metal-mecânica, que são grandes oportunidades que vem com essas indústrias que aqui se instalam. Vemos uma comunidade que está angustiada em busca de soluções para que elas possam aproveitar desse bom momento de desenvolvimento que o município vive?, afirmou o parlamentar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS