Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 13/07/2014 21h09

Empresa inicia contratação de funcionários para obras do Contorno Ferroviário

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Três Lagoas (MS) 0 Após mais de dois anos paradas, as obras do contorno ferroviário de Três Lagoas foram retomadas. Na manhã de ontem, o governador André Puccinelli (PMDB) esteve no município, onde assinou a ordem de serviço para o reinício da obra, que deve ser concluída até dezembro deste ano.

 De acordo com o diretor da empresa CMT- Engenharia, responsável pela construção do contorno ferroviário, Marcos Silva Ramos, as obras já foram retomadas, com equipes já trabalhando no planejamento da obra e na vistoria do trecho. A equipe que vai trabalhar no administrativo também já está chegando, assim como os maquinários e, a partir de segunda-feira, inicia o processo de contratação de pessoal. Cerca de 100 pessoas devem ser contratadas para trabalhar na execução do contorno ferroviário.

 Ramos acredita que será possível concluir as obras até dezembro deste ano, atendendo assim, a um pedido especial do governador André Puccinelli, que quer entregar esse contorno ainda no seu mandato, que se encerra no dia 31 de dezembro deste ano. Na última quarta-feira, inclusive, foi realizada uma reunião que durou mais de três horas para discutir a retomada dessa obra, com o apelo de Puccinelli para que ela seja concluída ainda nesse ano, cumprindo assim um compromisso que ele fez com a população de Três Lagoas. 

O diretor da empresa informou que, de imediato será retomado o serviço de terraplanagem, assim como o desvio ferroviário para que a América Latina Logística (ALL) possa operar normalmente nesse período de execução do contorno ferroviário. Paralelo a isso, segundo ele, será executado o serviço de superestrutura da obra. O empresário não acredita que muitos serviços necessitem de serem refeitos em razão do tempo em que a obra está parada.

 Técnicos do Dnit estiveram ontem em Três Lagoas vistoriando a obra. Até o final do mês, deve ser aprovado e liberado um recurso a mais, solicitado pela empresa ao Dnit para a conclusão da obra. O valor do aditivo para a conclusão da obra, de acordo com o empresário, foi solicitado antes mesmo da paralisação dos serviços, pois na época já havia detectado que os valores iniciais seriam insuficientes para concluir o contorno ferroviário.

 Caso haja a necessidade mais para concluir os trabalhos, o governo do Estado estaria disposto a entrar com mais uma contrapartida, caso a justiça autorize, para que essa obra possa ser concluída. O governador disse que, inclusive se não for concluída até dezembro e houver a necessidade e aprovação, o governo do Estado deixarárecurso em caixa para a sua conclusão.  Atraso foi por ‘incompetência e omissão do Dnit de Brasília’, dispara Puccinelli O governador fez questão de mostrar à imprensa documento comprovando que o Estado já havia cumprindo com sua parte nessa obra. Em seu discurso, Puccinelli enfatizou que a obra só foi paralisada por ‘incompetência do Dnit de Brasília’, que não comprou os trilhos, os dormentes e demais materiais necessários para a sua conclusão. Esses materiais, por sua vez, só foram adquiridos em julho de 2013 e, mesmo assim,as obras não foram retomadas. O governo do Estado, explicou André, mesmo assim apresentou uma alternativa que seria remanejar os trilhos de uma obra de Santa Catarina, que iria levar mais tempo para utilizá-los, porém o Dnit não aceitou. 

“A incompetência e a omissão do Dnit de Brasília é que fez isso. O convênio foi assinado entre a União e o governo do Estado e, eu quando vim pedir que Três Lagoas me emprestasse a Simone Tebet - vice-governadora] era para aumentar a competência do governo estadual e, eu me comprometi com ela, de que iriamos dar conta. Esperamos ao limite que o Dnit desse conta da sua responsabilidade, mas vendo que isso se prolongaria por mais tempo, pedi a Simone que falasse com o Ministério Público Federal. Assim sendo, ela falou com a procuradora e solicitou que essa obra fosse delegada ao governo do Estado para que concluíssemos. E, finalmente o Dnit abriu mão e entregou essa obra para o Estado fiscalizar e concluir”, explicou o governador. 

OBRA

A obra do contorno do ferroviário de Três Lagoas, inicialmente foi orçada em R$ 33,7 milhões. Entretanto, depois de aditivos, em 2012 e, a obra já estava em quase R$ 42 milhões. Boa parte dos serviços, inclusive o trajeto por onde passarão os trilhos, o esqueleto do viaduto, já foi executada pela empresa.  

O contorno terá extensão de 12,400 quilômetros e ligação com o trecho Bauru/Campo Grande, viabilizando assim o escoamento da produção do Estado rumo ao porto de Santos.

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