Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 16/06/2014 10h17

Empresário doa área para construção do HU

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - O empresário Magid Thomé Filho, ex-vice- prefeito de Três Lagoas na primeira gestão do ex-prefeito Issam Fares, doou para a prefeiturauma área de 22.720 m² para a construção do Hospital Universitário, que será construído para atender a implantação do curso de Medicina da Universidade Federal (UFMS), que tem início previsto para o segundo semestre desse ano em Três Lagoas. A ordem de serviço para a construção do hospital, segundo a prefeita Márcia Moura, vai ser assinada, provavelmente no dia do aniversário da cidade pelo governador André Puccinelli e pela vice-governadora Simone Tebet.
A área está localizada na BR-158, em frente àfábrica daCortex. O acesso a esse terreno também será possível pelas avenidasJary Mercante e Antônio de Souza Queiroz. Essa área será considerada institucional, quando o empresário lotear a porção maior do imóvel de sua propriedade.A doação se deu pelo fato do município ter que disponibilizar uma área para a construção do Hospital Regional, cuja edificação estava prevista para área de  propriedade da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), localizada nas imediações do câmpus II da UFMS, que abrigou a guarnição da Banda Marcial Cristo Redentor de Três lagoas, e posteriormente, a Casa do Estudante. O recuo da Cesp em não doar a área atrasou o andamento da construção do Hospital Regional, e sensibilizado com a situação, o empresário Magid Thomé Filho, resolveu doar esse terreno para a prefeitura.
 
O anúncio e a assinatura de doação da escritura aconteceram na manhã de ontem no gabinete da prefeita Márcia Moura.  O empresário esteve acompanhado da esposa e dos filhos que concordaram com a doação da área.Embora, desde o ano passado, o conselho deliberativo da Cesp tenha aprovada a doação do terreno para o município, o processo não foi concretizado.
 
De acordo com a prefeita, várias reuniões e tentativas foram feitas no intuito de que a Cesp concretizasse essa doação, mas sem sucesso. Diante disso, e da necessidade de definição da área para a construção do hospital, a prefeitura aceitou a doação antecipada da área feita pelo empresário. “Outras pessoas procuraram a prefeitura com a intenção de vender áreas para a prefeitura. Diante dessa situação e de todo esse transtorno que estava nos preocupando, apareceu o Magiddizendo –se  disposto a doar a área.
 
Partindo dele, sabia que a sua conduta seria essa, ele não faria diferente, até pela história de sua  família na cidadee pelos pais que teve, disse que tinha a área para a construção do hospital”, declarou a prefeita durante coletiva à imprensa.
 
O projeto foi enviado ontem para aprovação da Câmara Municipal. Segundo a prefeita, se não fosse o gesto do empresário Magid, Três Lagoas corria o risco de perder esse hospital. “Ele não tinha a necessidade de fazer essa doação agora, mas se dispôs em contribuir com a cidade, com essa área que fica em um local tão valorizado e com três entradas”, destacou a prefeita, adiantando que, a família Thomé poderá ser homenageada com o nome do hospital.
 
EMPRESÁRIO
Magid Thomé ao comentar sobre a decisão em doar a área, lembrou sobre a trajetória da família no município. Ele lembrou que o seu avó veio do Líbano e chegou em Três Lagoas em 1.920, onde constituiu sua família. O empresário contou que o seu pai [Magid Thomé], falecido no mês de março desse ano, foi provedor do Hospital Auxiliadora por dez anos e não permitiu que fosse fechado diante da difícil situação financeira que atravessava na época. “Quem conheceu meu pai sabe o que ele fez pelo hospital, 90% do que existe hoje foi construído por ele. Então, vendo essa situação que a prefeita estava passando, eu, que perdi o meu pai recentemente, tomei essa decisão depois de consultar a minha família. Acho que meu pai ficaria feliz em saber que essa área que foi conquistada por ele terá como finalidade a construção de um hospital, que vai ajudar na cura das pessoas”, destacou.
 
Segundo o empresário, essa é uma área nobre, porém não terá ônus para ninguém. A princípio, tanto o hospital, quanto o prédio da Faculdade de Medicina seriam construídos na mesma área da Cesp. Entretanto, devido à demora na doação, a UFMS resolveu construir o prédio da faculdade no Câmpus II. E o hospital, agora será edificado nessa área na BR-158, em frente a fábrica Cortex.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS