Três Lagoas | Da redação/com Assessoria | 07/06/2014 19h26

Empresários mostram interesse em instalar montadoras

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Empresários de vários Estados do país se mostraram interessados eminvestir e instalar empresas em Três Lagoas para comprar a matéria prima produzida naFábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (FAFEN), em construção no município. A estatal pretende criar um polo de mistura de fertilizantes nitrogenados em Três Lagoas, simultaneamente a entrada em operação da fábrica.A fábrica está com 70%  de suas instalações concluídasedeverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2015. 

A Petrobras realizou durante todo o dia de ontem, em Três Lagoas, um evento para apresentar a estrutura e funcionamento da fábrica de nitrogenados, que produzirá amônia e ureia e o programa de incentivos à instalação do polo de mistura de fertilizantes no município. Empresários de vários estados do país, participaram da reunião que aconteceu no auditório do Taj Hotel e ficaram entusiasmados com os incentivos fiscais à serem concedidos pelo município e o Estado de Mato Grosso do Sul para a instalação das empresas interessadas.
 
O evento teve início às 8h, no TajHotel e o gerente geral da FAFEN-MS, Fernando Tadeu de Castilho, fez apresentação do funcionamento industrial e tecnologia utilizada no complexo industrial da nova unidade da Petrobras.  Em seguida, o gerente geral de Marketing, Comercialização e Logística da Gás-Química, Paulo Lucena, discorreu sobre a utilização de produtos nitrogenados e outros insumos químicos utilizados para a produção agrícola do país, quando informou ainda, sobre o número de fábricas químicas da Petrobras e das que serão instaladas nos próximos anos.
 
A prefeita Márcia Moura apresentou Três Lagoas como cidade, discorreu sobre o seu crescimento urbano e industrial e suas perspectivas, destacando a política de incentivos fiscais adotada pelo município  que são oferecidos para a instalação das indústrias.  Entre os incentivos, Três Lagoas se compromete a doar áreas para indústrias, concessão de isenção de ISS durante a construção do empreendimento fabril e isenção de IPTU.
 
Na ocasião, a prefeita destacou o processo de desenvolvimento industrial queTrês Lagoas vive, principalmente, com a instalação das fábricas de celulose e papel, além das já instaladas no distrito indústrias, as quais geram mais de 12 mil empregos diretos.  “Queremos que vocês venham e instalem aqui os seus empreendimentos”, disse a prefeita, que destacou a localização estratégica do município, o que contribui e favorece para o escoamento da produção.
 
Osecretário adjunto da Secretaria Estadual de Produção, Pedro Pedrossian Neto, discorreu sobre os incentivos fiscais oferecidos pelo governo do Estado para a instalação das empresas em Mato Grosso do Sul. No período da tarde, os empresários e demais participantes da reunião, fizeram uma visita no local onde está sendo construída a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN).
 
EMPRESÁRIOS
Rafael Vaccari Gonçalves, de Curitiba (PR), disse que já é cliente da Petrobras, e que está estudando a possibilidade de construir uma misturadora em Três Lagoas para prestar serviço para empresas multinacionais que comercializam fertilizantes em Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Ele explicou que a intenção é adquirir a ureia da unidade de Três Lagoas e misturar com outros produtos importados ou adquiridos no mercado nacional para fornecer ao produtor rural. “A nossa intenção é abastecer o produtor rural com insumos destinados à produção agrícola”, adiantou o empresário que já adquire produtos químicos da Petrobras na unidade de Araucária, no Paraná.
 
Para o empresário, os incentivos fiscais oferecidos pelo município e pelo Estado, assim como a destinação de uma área para a instalação das empresas, favorece muito a instalação de empreendimentos em Três Lagoas.
 
Gonçalves informou que para instalar uma misturadora em Três Lagoas, seria necessário um investimento de R$ 35 milhões, que irá gerar cerca de 200 empregos diretos.
O empresário José Carlos de Godoi, Curitiba (PR), também cliente da Petrobras, manifestou intenção em abrir uma filial em Três Lagoas. Ele informou que tem uma empresa ao lado da Fábrica de Fertilizantes de Ureia da Petrobras no município de Araucária, semelhantea unidade em construção em Três Lagoas.
 
Godoi comentou, que está analisando a possibilidade de instalar uma empresa em Três Lagoas, pois grande parte do mercado que atende está voltado para o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo. “Estamos estudando abrir uma filial aqui para atender esse mercado”, enfatizou.
 
O empresário esclareceu que adquire um dos produtos da Petrobras, que é a ureia, um dos componentes do fertilizante que processa. Caso instale a empresa no município, terá  necessidade de trazer produtos de Uberaba (MG) e, provavelmente, mais algum outro produto importado para serem misturados na unidade que instalar em Três Lagoas. “A ureia teria grande parte de sua venda como alimento simples, tal qual é usada na agricultura e também nas misturas”, explicou.
 
Godoi informou que, caso instale a empresa no município, trabalhará com o processo de ensaque de ureia, destinado direto ao agricultor e também com as misturas nitrogenadas, que são componentes que incluem na mistura ureia, fósforo e cloreto de potássio. Ou seja, nós compramos o produto da Petrobras, levamos para o nosso armazém e fazemos a mistura adequada para cada tipo de cultura e comercializamos para o agricultor”, enfatizou.
 
Logística da cidade agrada empresários
Ainda de acordo com o empresário, a grande vantagem em instalar uma empresa dessa em Três Lagoas seria a logística. Segundo ele, grande parte do frete para transportar os produtosutiliza o porto de Paranaguá (PR). Com a empresa instalada em Três Lagoas, reduziria esse custo com o frete. “Ganharíamos aqui, em função da logística, pois estamos noMato Grosso do Sul, e próximos de Mato Grosso, Goiás e parte do Estado de São Paulo”, comentou.
 
Ainda de acordo com o empresário, o transporte do produto seria feito pela rodovia, mas nada impede que, dependo da estrutura ferroviária, seja feito pela ferrovia. Para a instalação de uma empresa misturadora de pequeno porte, já incluindo a doação do terreno pelo município e os incentivos fiscais, seria algo em torno de R$ 2,5 milhões, com a geração de 90 empregos diretos. Para o empresário, em um curto prazo, umas dez misturadoras teriam condições de se instalar em Três Lagoas.
 
O empresário Alexandre Basílio, da empresa de fertilizantes CHS, uma cooperativa americana, também esteve presente no evento, disse que estuda a possibilidade de também abrir uma unidade no município. Ele informou que já tem unidades no Paraná e Rio Grande do Sul.
 
ENCADEAMENTO
De acordo com a gerente regional do Sebrae, Josi Signori, vai existir uma Três Lagoas, antes da Fábrica de Fertilizantes e, uma outra cidade depois da unidade em operação. Ela comentou que, a partir da produção de nitrogenados de fertilizantes no município, haverá uma grande oportunidade de negócios em Três Lagoas.
 
“Segundo a Petrobras serão mais de 300 contratos diretos que eles vão ter com as misturadoras, as quais não vão trabalhar sozinhas. Esse fato, se deve realmente ao encadeamento que uma fábrica de fertilizantes cria no município. Além das misturadoras, virão também as pequenas empresas fornecendo os seus produtos e serviços. Nessa esteira se intensifica o desenvolvimento econômico, que vem caracterizando Três Lagoas como um município próspero”, enalteceu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS