Três Lagoas | Da redação/com Perfil News | 10/06/2014 11h02

Escola Municipal pode reduzir mais de 200 mil litros de água no ano

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Três Lagoas (MS) - Um grupo de alunos da Escola Parque São Carlos, durante desenvolvimento do projeto ambiental Natureza & Corpo, do Instituto Internacional Paper, detectou desperdício de água e propôs instalação de torneiras temporizadas.

A Escola Municipal Parque São Carlos recebeu do Instituto International Paper (IIP), 12 torneiras temporizadas, instaladas nos dois banheiros existentes na estrutura do local, a fim de colaborar para redução do consumo de água, evitando assim o desperdício.

A iniciativa é fruto de um diagnóstico percebido por um grupo de alunos da escola, durante desenvolvimento do projeto Educação para Sustentabilidade Natureza & Corpo, executado desde 2013, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e que é uma das frentes do Instituto International Paper.

Durante uma ação de educação ambiental com os monitores do projeto, os estudantes detectaram desperdício de água na escola e, neste sentido sugeriram e instalação de torneiras temporizadas.

A expectativa é reduzir até 201.480 litros de água em um ano. As torneiras consomem até 40% menos água do que as torneiras convencionais.
PARCERIA QUE ESTIMULA A CONSCIENTIZAÇÃO

O integrante do Departamento de Sustentabilidade da International Paper, Gabriel Lima, declarou que é importante “unir vários segmentos em prol de um único objetivo, principalmente quando falamos de água”, explicou.

A diretora da Escola, Viviane da Silva Corrêa, explica que o projeto é desenvolvido no período contrário as aulas, onde o alunos recebem, uma vez por semana, capacitações para executarem a prática de plantio, cultivo, adubagem e outros fatores.

A Escola reserva espaço para uma horta de plantas medicinais, mantida pelos próprios alunos, integrantes do projeto, com auxílio dos monitores.
NATUREZA & CORPO

O projeto que trata de um ato de educação ambiental, onde participam cerca de 20 alunos do 6º ao 9º ano, (12 a 16 anos) tem por objetivo formar multiplicadores de conceitos e práticas de conservação ambiental e propõe a contribuição do desenvolvimento sustentável da própria comunidade local.

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