Três Lagoas | Da redação/com Perfil News | 11/07/2014 14h57

Governador determina reativação de obras do Contorno Ferroviário

Compartilhe:
Apontando o ferroduto sobre a BR-158, emocionado, André determina a retomada das obras de construção do contorno ferroviário de Três Lagoas Apontando o ferroduto sobre a BR-158, emocionado, André determina a retomada das obras de construção do contorno ferroviário de Três Lagoas (Foto: Léo Lima)

A retomada das obras de construção dos mais de 12 quilômetros do contorno ferroviário de Três Lagoas foi determinada, na manhã desta sexta-feira (10), pelo governador André Puccinelli, que adiantou um prazo de seis meses para a conclusão. Tal afirmação foi feita durante a assinatura da ordem de serviço, realizada praticamente embaixo do ferroduto construído por sobre a BR-158 (km 02), em solenidade concorrida com a presença da prefeita Marcia Moura, deputado federal Akira Otsubo, representante da Agesul e da empreiteira contratada para retomar as obras, além de secretários municipais e vereadores.

Segundo o governador, as obras não foram concluídas no prazo (pouco mais de um ano, entre 2010 e 2011) devido à “incompetência e omissão do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) de Brasília, que em dado momento chamou para si a responsabilidade da construção e depois não conseguiu sua execução”. As obras do contorno ferroviário de Três Lagoas foram interrompidas há mais de dois anos.

Com documentação da Justiça nas mãos, André destacou que, a partir disso, o Ministério Público Federal “chamou a atenção” do Dnit e da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos de MS), cuja ação levou a Justiça a determinar o imediato reinício das obras, dando um prazo de seis meses para a conclusão.

Em abril deste ano, o Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul (MPF/MS) conseguiu o bloqueio judicial de R$ 2.339.745,30 em bens de seis envolvidos na obra por prejuízos causados pelo atraso e paralisação.

O obra foi orçada inicialmente em R$ 37.468.019,15 e é custeada pelo convênio DIF/TT n.º 137/2008, entre a União, por intermédio do DNIT, e o Governo de Mato Grosso do Sul, sendo a Agesul responsável pela execução.

Tendo ao seu lado Marcos da Silva Ramos, da CNT Engenharia Ltda (responsável pelas obras), Puccinelli, emocionado e apontando para o ferroduto, fez um apelo ao engenheiro: vim a Três Lagoas especialmente pra honrar compromisso que assumi em 2008 e prestar contas com esta cidade e região; Marcos, eu preciso, Três Lagoas quer esta obra emblemática seja concluída”.

Para garantir que a a obra seja concluída dentro do novo prazo, o governador assegurou que vai, pessoalmente, vir a Três Lagoas fiscalizar. “Vou vir de 15 em 15 dias se preciso. Até 31 de dezembro deste ano, se não chover, vamos concluir”, garantiu, chamando a atenção ainda do engenheiro Dirceu Deguti, da Agesul local, para que se desdobre na fiscalização e dispenda, se precisar, de aportes financeiros. “”Se precisar vamos [o Estado] acostar recursos para conclusão das obras”, determinou André.

O contorno ferroviário terá 12,4 quilômetros de extensão. Além de dar mais segurança aos motoristas e pedestres, o novo traçado dos trilhos deve facilitar o transporte para o escoamento da produção.

Conforme o governador, são cerca de 40 travessias ao longo da ferrovia que, principalmente, na parte urbana deverão dar mais tranquilidade ao trânsito de veículos, evitando acidentes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS