Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 17/06/2014 11h12

Governo deve assumir obra do Contorno Ferroviário

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - O governo do Estado poderá assumir as obras do Contorno Ferroviário de Três Lagoas que estão paradas há mais de dois anos. A informação foi dada pela vice-governadora Simone Tebet (PMDB), na manhã do último domingo, durante o desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário da cidade.
De acordo com a vice-governadora, o governo estadual está analisando na justiça essa possibilidade. Caso seja autorizado, Simone informou que o Estado terá que investir R$ 6 milhões para a conclusão dessa obra que é de responsabilidade do governo federal, mas está prejudicando a cidade com sua paralisação.
 
Em março desse ano, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública, com pedido de liminar para que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, através da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária e também da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos do Estado de Mato Grosso do Sul (Agesul), retomassem, imediatamente, a construção do Contorno Ferroviário de Três Lagoas.
OBJETO
Na ação, a procuradora da República, Marília Ribeiro Soares Ramos Ferreira, solicitou que o Dnit e a Agesul retomassem a obrae a concluíssem, no prazo máximo, de seis meses, apresentando em juízo, o cronograma mensaldos serviços, e posterior comprovação da execução das metas estabelecidas, sob pena ,de incidência de multa diária.Mas, até agora, a justiça federal não se manifestou sobre o pedido do MPF.
 
A única manifestação da justiça federal, conforme já amplamente divulgado pelo Jornal do Povo, foi a de que determinou o bloqueio de recursos de algumas autoridades do Estado e da União, responsáveis pela obra. O ex-presidente da Agesul, Wilson Cabral, no entanto, conseguiu ter parte dos seus bens desbloqueados.
 
Diante dessa situação e da necessidade da obra ser concluída, é que o governo do Estado  estuda a possibilidade de assumir sua execução e concluí-la. De acordo com Simone Tebet, nos próximos dias o governador André Puccinelli, virá em Três Lagoas para anunciar a possível retomada destas obras do contorno ferroviário, e anunciar outros investimentos para a cidade.
 
OBRAS

Ainda durante o desfile em comemoração ao aniversário de Três Lagoas, a vice-governadora Simone Tebet anunciou que, na visita que o governador fará ao município, ele vai assinar a ordem de serviço para o recapeamento do centro da cidade, assim como para a construção do Hospital Universitário.
 
Simone destacou queAndré Puccinelli nunca vem a Três Lagoas de mãos vazias e queeste foi o governador que mais destinou recursos e investiu no município. A prefeita Márcia Moura destacou que o governo do Estado já cumpriu a sua parte em relação às obras do contorno ferroviário e não teria nenhuma obrigação em assumir essa obra. Entretanto, como o governo federal não concluiu, o Estado, caso a justiça não impeça, assumirá a sua conclusão , que é de extrema importância para o desenvolvimento da cidade, porque  permitirá a remoção do trânsito ferroviário da área central da cidade.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS