Três Lagoas | Com 3Lagoas.com | 29/09/2011 11h21

Grupo de Teatro Ide Três Lagoas é premiado em Festival

Compartilhe:

O Grupo de Teatro Identidade de Três Lagoas participou no dia 21 de setembro do 12º Festival de Teatro da Cidade de Penápolis, realizado no período de 16 a 24 de setembro sob a coordenação do Núcleo Municipal de Teatro de Penápolis.
Os artistas três-lagoenses apresentaram os espetáculos “Contarolar” e “A Floresta do Raio Vermelho” no Cine Teatro Lúmine, conquistando dois troféus para a Cidade.

Perante a idealização dos espetáculos do Grupo de Teatro Identidade, a comissão organizadora do 12º FETEP, efetivou o convite ao grupo teatral, concretizando a ida das peças ao município de Penápolis, que conta com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, através do Departamento de Cultura e da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O 12º FETEP abordou o tema “Paralelos”, como forma de expor o teatro e seus duplos (bem x mal; belo x feio; ódio x amor) e também uma alusão às quatro linguagens artísticas (música, dança, artes plásticas e teatro) e a interação entre elas dentro dos espetáculos que serão apresentados. De acordo com o diretor Leandro Cazula, o Festival de Teatro não teve caráter competitivo, foi uma mostra de espetáculos em que os grupos fizeram um bate-papo com o público após as apresentações.

“Hoje em dia muitos festivais não têm a característica da competitividade, os festivais dos grandes centros como Curitiba, São José do Rio Preto e São Paulo vivem dessa linguagem. Oportunidades como essa são importantes para que possamos visualizar o teatro de forma mais ampliada, além do contato com outras linguagens dos espectadores e das próprias pessoas que concebem as apresentações”, explicou Cazula.

Já Mariana Lemes, atriz e professora do núcleo municipal de teatro para crianças, destaca sua participação nos festivais de teatro. “Sempre aprendo muito com a troca de vivências, a realidade dos outros grupos e opiniões de outras pessoas conceituadas”, destacou Mariana que ingressou no teatro através do curso de extensão oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

“CONTAROLAR”Com elaboração dramatúrgica e texto do próprio grupo com a direção de Leandro Cazula, o espetáculo apresenta o universo lúdico e encantador da arte de contar histórias através de uma sequência de várias histórias e canções que nos transportará ao mundo da imaginação. 

A peça tem classificação livre e é indicada para todos os públicos. O elenco é composto pelas atrizes e contadoras de histórias: Bruna Neto, Carin Louro, Mariana Lemes, Nadialine Stefan e Tatiana Mizobe. A iluminação é de Manoel de Oliveira, figurinos de Giovanni Piancelli Zanutto e a preparação corporal das atrizes ficou sob a responsabilidade de Thiago Ramalho.

“A FLORESTA DO RAIO VERMELHO”De autoria de Jomar Magalhães, o espetáculo infantil conta a estória de seus moradores que, para proteger o seu habitat, começam uma busca por um objeto desconhecido que faria cair uma chuva prateada e afastaria todos que desejassem mal à natureza. A direção do espetáculo é de Leandro Cazula e o elenco é composto pelos atores e atrizes: Iris Greque, Liliam Carolini, Nadialine Stefan, Rafaela Penrabel, Tatiana Mizobe, Mariana Lemes, Cristóvão Henrique, Bruna Neto, Glenda Lorencetti e Raquel Henares, com apoio técnico na sonoplastia de Carin Louro e na iluminação de Manoel de Oliveira.

TROFÉU “SÃO FRANCISCO EM CENA PENAPOLENSE” - O troféu “São Francisco em cena penapolense” foi criado pelo artista plástico Márcio José Gonçalves e é uma releitura do monumento de São Francisco de Assis. 

As esculturas foram confeccionadas especialmente para o 12º FETEP, desenvolvidas manualmente em papel machê, gesso acartonado, arame, cola e pigmentos acrílicos e uma técnica de oxidação, dando o efeito de ferro enferrujado. O uso desses materiais promove o princípio de sustentabilidade e confere uma função nova às esculturas, que são únicas, originais e com diferentes volumes, movimentos e texturas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS