Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 24/07/2014 17h25

Imasul libera licenças para a instalação de tanques-redes no Rio Paraná

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - A Colônia de Pescadores Profissional Z03 de Três Lagoas recebeu do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) a Licença de Instalaçãoe Operação (LIO) para atividade de aquicultura tanque- rede, que irá funcionarna lagoa a margem direita do rio Paraná, na entrada da Cargill. O documento foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores, Antônio de Farias, o próximo procedimento será o de entregar a documentação para a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), que já concedeu a autorização para a exploração desse trecho do rio. Ao todo, serão instalados 38 tanques redes nessa área. O projeto vai beneficiar 220 pescadores.

Segundo Farias, a previsão é de que dentro de dois meses e meio os tanques redes já estejam implantados e criando alevinos. “Assim que entregarmos o documento na Cesp já vamos começar arrumar o acesso a essa área”, destacou.A instalação dos tanques-redes faz parte do projeto que prevê melhorais e novas alternativas para os pescadores de Jupiá. O projeto conta com o apoio da Fibria, Instituto Votorantim e do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDS), e prevê a destinação de R$ 1,5 milhão para a Colônia de Pescadores do Jupiá.

O recurso tem sido repassado em parcelas. De acordo com o presidente da Colônia, o recurso está sendo utilizado na regularização da documentação necessária para que o frigorífico de peixes e os tanques-redes possam funcionar em conformidade com as leis ambientais, assim como na reforma do frigorífico de peixes, construído há mais de seis anos, às margens do rio Paraná, e que até hoje não entrou em funcionamento devido a uma série de fatores.

Entretanto, desta vez, o projeto tem tudo para sair do papel, já queum recurso, no valor de R$ 413 milfoi liberado e a reforma e ampliação do frigorífico que nunca funcionou foi iniciada. A previsão é de que dentro de dois meses também a obra esteja concluída e funcionando junto com os tanques-redes.

De acordo com o presidente da cooperativa, Roberto Itiro, a ideia é de que, no frigorifico ocorra a filetagem dos peixes, depois de embalados e com o selo de inspeção sejam comercializados.  A Colônia de Pescadores tem a pretensão também de que a cooperativa possa fornecer o produto para a merenda escolar.



VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS