Três Lagoas | Da Redação/Com Hoje MS | 16/01/2013 12h08

Infestação de Aedes aegypti aponta risco de epidemia de dengue

Compartilhe:

Na primeira semana de 2013, Três Lagoas teve apenas sete casos de dengue notificados. O número indica que a situação está dentro da normalidade, porém, o Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) aponta para outra realidade. De acordo com a diretora de Vigilância e Saneamento, Neide Hiroko Yuki, o índice considerado normal é de até 1, sendo que Três Lagoas obteve o índice 4.1.

Para tentar resolver o problema, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação e o setor de Endemias, deu início ontem a uma campanha que visa combater os focos da dengue. Denominada “Ação de Enfrentamento à Dengue”, ela será uma intensificação dos trabalhos já realizados durante todo o ano passado, começando pelos bairros onde o Lira foi mais alto.

O primeiro deles é o Nossa Senhora das Graças. Em seguida vêm o Vila Alegre, Interlagos, Santa Rita, Nossa Senhora Aparecida e Vila Haro. As ações serão de capinação em terrenos baldios, para que, posteriormente, agentes do setor de endemias passem pelo local para recolher o que serve de criadouro para o mosquito. “Para facilitar o trabalho, pedimos que os moradores limpem os seus quintais e não joguem lixo em terrenos baldios”, afirmou Neide.

O serviço de capinação será feito por profissionais da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação. Paralelo a isso, os agentes de endemias passarão por residências para orientarem os moradores sobre o que deve ser jogado fora, visando a prevenção à dengue. “Esse trabalho é diário. Ele vai sendo feito em bairros seguindo uma ordem diferente da capinação”, explicou o coordenador do setor de endemias, José Carlos Santos Coelho.

Vale lembrar que, segundo relatório da Secretaria de Saúde a respeito do percentual de criadouro, 47,9% são de lixos domésticos em residências.

Números

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, essas ações também foram realizadas. De acordo com Neide Yuki, foram limpados 5.520 terrenos com seus entulhos preenchendo mais de 15 mil sacos de lixo; foram encontradas 40 caixas d’água destampadas, 170 cavidades de árvores, além de 381 pneus encontrados e encaminhados ao ecoponto. 

Neide Yuki informou que, até a 71º semana de 2012 foram notificados 2.143 casos de dengue em Três Lagoas, sendo confirmados 391 e descartados 1.066

Educação

Para este ano, também são esperadas ações de cunho educacional. Segundo o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia de Brito, assim que voltarem as aulas, serão feitas palestras sobre prevenção em CEIs (Centro de Educação Infantil), em escolas da rede pública e privada e em empresas “Já recebemos convites para promovermos palestras discutindo a dengue e logo vamos começar”, informou Fernando.

Em novembro e dezembro de 2012, foram realizadas 182 palestras em CEIs, escolas, empresas e comércio.

Virus 4

Fernando aproveitou para alertar a população a respeito do vírus do tipo 4, que está em epidemia em Campo Grande e vem preocupando a população. “Muitos estão pensando que se trata de um vírus perigoso, mais forte e não é nada disso. É apenas um vírus mutável, que tem outra forma, mas causa os mesmos sintomas que os outros. Quem contrai dengue de um determinado tipo de vírus, não volta a pegar deste tipo”, esclareceu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS