Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 04/06/2014 11h24

Município atinge meta de 81% na vacinação contra HPV

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas conseguiu superar a meta de vacinar 80% do público-alvo da mobilização contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que são adolescentes na faixa-etária de 11 a 13 anos. Segundo a coordenadora do Setor, enfermeira Humberta Azambuja foram imunizadas 81% das 2.595 jovens três-lagoenses.
No Mato Grosso do Sul a meta alcançada foi de 81,94%, somando 52.133 doses aplicadas. A meta brasileira foi de 83,52% de cobertura.

Mesmo a meta tendo sido atingida, a primeira dose da vacina continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Basta levar a caderneta de vacinação. A segunda dose estará à disposição a partir de setembro.
 
No ano que vem as vacinas serão destinadas para garotas com idade entre 9 e 11 anos e, em 2016 serão para meninas que tenham completados 9 anos.

Para estar imune ao vírus, é preciso tomar as três doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. Lembrando que a segunda dose é administrada seis meses após a primeira e, a terceira dose, considerada de reforço, cinco anos após a primeira.
 
A campanha contra o HPV teve início em março e tem como objetivo a prevenção do câncer do colo do útero. A vacina é destinada para as meninas que ainda não iniciaram a vida sexual.

O Ministério da Saúde alerta que, a vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Outra orientação do órgão é para que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS