Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 04/06/2014 11h26

Município já conta quatro estações de monitoramento de qualidade do ar

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Três Lagoas já conta com quatro Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar. A cidade já contava com três em funcionamento, a quarta entrou em operação há cerca de uma semana, e foi instalada no prédio do Erpe, localizado na avenidaCapitão Olyntho Mancini, no Jardim Primaveril.
No entanto, Três Lagoas vai contar com cinco Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar. Mais uma será instalada na cidade pela Petrobras, devido à implantação da fábrica de fertilizantes, em construção no município. O local ainda não foi definido, segundo informou a fiscal do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Délia VillamaiorJavorka.
A fiscal informou que a estação instalada no prédio do Erpe já era para ter entrado em funcionamento bem antes.
 
“Ficamos em um período longo de negociação com a Elektro e com a Oi, já que necessitávamos de transmissão de dados e de energia elétrica. Superado essa fase, há cerca de uma semana o equipamento já entrou em funcionamento, ainda em fase de teste”, esclareceu.
 
Segundo Délia, essas estações têm como objetivo acompanhar a qualidade do ar em vários pontos da cidade, onde os equipamentos tem interferência. “A Estação serve para a gente verificar e apurar também ocorrência de odor, como já aconteceu, porque ela nos indica a velocidade do vento, o tipo de emissão que poderia ter provocado o odor.
 
Então, é uma ferramenta para que o Imasul consiga fazer uma leitura do que está ocorrendo na qualidade do ar de Três Lagoas, principalmente em razão da instalação desses grandes empreendimentos no município”, destacou.
 
De acordo com a fiscal do Imasul, todas essas estações estarão munidas com componentes que medem os índices de enxofre, provenientes das fábricas de celulose. A estação que será instalada pela Petrobras terá o componente de amônia. O objetivo desses equipamentos, conforme a fiscal do Imasul, é o de manter uma rede telemétrica, que nada mais é do que todas as estações interligadas em um sistema, que poderá ser acessado pela comunidade no site do Imasul, onde a população poderá verificar de como está a qualidade do ar nas proximidades de cada estação.
 
Esse sistema já era para ter sido implantado, segundo informou Délia. Entretanto, devido a algumas dificuldades técnicas ainda não entrou em funcionamento. Mas, a previsão é de que até o final do ano a população já possa acompanhar online a qualidade do ar.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS