Três Lagoas | Da Redação/Com Hoje MS | 23/01/2013 11h25

Notificações de dengue na cidade sobem mais de 200%

Compartilhe:

O número de casos de dengue notificados em Três lagoas subiu em mais de 200% na terceira semana epidemiológica, que terminou no último sábado (19). De acordo com dados fornecidos pela diretora em Vigilância e Saneamento, Neide Hiroko Yuki, nas duas primeiras semanas de 2013 foram contabilizados 27 casos. Somente na terceira, foram 56.

Neide apontou possíveis razões para esse aumento. “O fato de a mídia estar notificando muitos casos de dengue em Três Lagoas, faz com que os médicos aumentem a suspeita de dengue ao verificarem sintomas. Assim sendo, se a pessoa chega com uma dor de cabeça ou dor no corpo, por exemplo, ele já aponta como possíveis sinais da doença”, explicou, ressaltando que, do total de notificações, apenas três foram confirmadas.

A diretora também lembrou que, passado o período das chuvas, esses números podem significar a ação do mosquito na população. “Pode ser que, ao fim das chuvas, proliferado o mosquito, ele tenha picado e agora estejam aparecendo aqueles que foram picados”, explicou

Endemias

Um dos trabalhos que estão sendo realizados para tentar resolver o problema da dengue, diz respeito à atuação do setor de Endemias. De acordo com o coordenador do setor, José Carlos Santos Coelho, com o término dos trabalhos pós-Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), estão sendo realizadas as ações de rotina dos agentes. “foi realizado um trabalho específico nas áreas com alto índice de infestação, mas agora os trabalhos estão sendo feitos normalmente”, explicou.

De acordo com o que foi indicado pelo Lira, alguns bairros tiveram índice de infestação mais altos: Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita, Vila Haro, Interlagos e Vila Alegre. “Neles, já foi feito o trabalho pela busca de criadouros nas casas, passando-se larvicida e orientando a população. Também foi feito o trabalho de pós-Lira. Por ele, no raio de nove quarteirões de uma casa onde tenha alguém com suspeita de dengue, é feita a dedetização”, explicou. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS