Três Lagoas | da redação/com JPTL | 23/11/2014 10h54

Obras no quartel dos bombeiros devem ser retomadas em breve

Compartilhe:

Depois de pouco mais de um ano, as obras da ampliação e reforma do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, enfim, serão retomadas. No começo desse mês, a Prefeitura de Três Lagoas abriu novo processo licitatório para a construção, depois que a primeira empresa contratada desistiu do projeto, elaborado e custeado em parceria com a Petrobras.
De acordo com o comandante dos bombeiros, major Leandro Arruda, que tem acompanhado de perto esse processo, apenas uma empresa mostrou interesse em assumir o projeto. Trata-se da WLH Construções, que há pouco tempo concluiu o projeto de construção do prédio que irá abrigar o novo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Três Lagoas, também executado através de parceria com a estatal. “Até onde estava acompanhando este processo, o Departamento de Licitação estava apenas atualizando planilhas, tanto de custo, quanto do quanto já foi executado na obra, para que uma nova ordem de serviço fosse assinada ”, disse. A expectativa do comandante é que as obras sejam retomadas dentro dos próximos dias.
O projeto de ampliação do quartel dos bombeiros foi iniciado em agosto do ano passado. A ordem de serviço foi assinada no dia 9 daquele mês. A então empresa contratada chegou a dar início às obras, mas não tocou o projeto até o ano seguinte alegando problemas financeiros internos. “Uma coisa que precisa ficar clara é que foi uma questão interna dessa empresa. Todos os repasses foram feitos”, completou o comandante.
Conclusão
Agora, a expectativa é que, depois de assinada a ordem de serviço – o que deverá ocorrer dentro de dez dias, segundo estimativas -, a obra seja executada no prazo de 360 dias. Esse prazo, segundo o major, é o previsto no projeto. No entanto, ele antecipou que irá solicitar um pouco mais de agilidade da nova empresa, devido ao tempo de espera. “Para nós, essa obra é mais que essencial. Vamos pedir agilidade até mesmo por uma questão de segurança do nosso quartel e das nossas viaturas. Até o projeto Bombeiros do Amanhã tem sido prejudicado”, destacou.
O comandante informou que precisaria de uma analise mais aprofundada para saber quanto da obra já foi executado, mas ele acredita que a construção de um novo bloco, que irá, abrigar a garagem e, no piso superior, o dormitório dos bombeiros, não tenha passado da fase de fundação. Além do espaço para os veículos, que será totalmente coberta, o projeto ainda prevê uma nova fachada para o quartel dos bombeiros, copa, hall, banheiros, lavabo, e a instalação de um cano escorregador interligando o alojamento dos bombeiros com a garagem, “como aqueles dos filmes americanos”. O novo bloco contará com uma área de 580,20 m². “Será um dos prédios mais bonitos do Estado”.
Para isso, serão investidos quase um milhão, R$ 959,9 mil, na execução do projeto. O recurso é referente ao cumprimento de medidas mitigatórias por impactos ambientais em decorrência da instalação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen/MS) de Três Lagoas.
Reforma própria 
 
Paralelamente a esse projeto, o comandante antecipou que pretende, assim que concluída a construção desse novo bloco, dar início a um projeto de reforma do atual prédio da corporação. Entre as medidas, está a de construir o atual alojamento em sala de aula e o de reformar a cozinha do quartel. Esta obra, no entanto, será executada com recursos próprios.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS