Três Lagoas | Com 3lagoas.com.br | 16/09/2011 11h04

Prefeitura de Três Lagoas implantará supervia digital para modernizar atendimento

Compartilhe:

Plano Diretor de Infraestrutura de Rede prevê investimentos iniciais acima de R$ 1,5 milhão no aumento da capacidade e celeridade de transmissão de dados, incluindo som e imagem
A prefeita Márcia Moura (PMDB) deu sinal verde ao secretário de Finanças, Planejamento e Controladoria Geral, Walmir Marques Arantes, para dar inicio ao processo de execução do Plano Diretor de Infraestrutura de Rede, que prevê a implantação de um tipo de Supervia Digital nos serviços da administração municipal de Três Lagoas, já a partir do primeiro trimestre de 2012.

O projeto, com todas as especificações técnicas que serão necessárias, já está pronto e o edital de abertura de concorrência pública deverá ser publicado ainda neste mês para abertura do processo licitatório.

A informação é do secretário Walmir Arantes. Segundo ele, “o Plano Diretor de Infraestrutura de Rede, além de melhorar e modernizar a comunicação entre todos os prédios públicos, o projeto é autossustentável, pela economia de 30% ou mais em telefonia e na própria manutenção que hoje se paga pela rede, hoje em uso”, explicou.

Estudos da equipe do setor de Planejamento comprovam que, em pouco mais de um ano, os recursos que irão se economizar, por exemplo, na telefonia, serão suficientes para cobrir os investimentos previstos para a execução deste projeto de modernização da rede, informou Walmir. 

“Por essas razões e porque temos pressa na execução desse projeto, optamos por recursos próprios do Município, deixando de lado o projeto da Cidade Digital, do governo Federal, que também não tem a mesma dimensão do que planejamos para Três Lagoas”, comentou.

SUPERVIA DIGITAL - “É uma supervia digital em rede própria, com aumento da capacidade no volume de transmissão de dados, incluindo voz e imagem”, resumiu o assessor de Planejamento, Luiz Vargas. Ele informou que o Plano Diretor de Infraestrutura de Rede vem sendo estudado há pelo menos dois anos. “Será uma rede privada da Prefeitura de Três Lagoas, mas que, em um segundo momento, deverá ser aberta ao cidadão e a entidades e instituições, como Segurança Pública”, informou.

Essa supervia digital será uma rede hibrida, isto é, a comunicação de dados, som e imagem será mista, ou seja, por cabos de fibra óptica e por equipamentos de rádio de alta velocidade de transmissão, hoje considerada a topologia mais usada pelas grandes redes, explicou Luiz Vargas.

A nova rede da Prefeitura deverá interligar todos os prédios públicos municipais, incluindo todas as escolas, centros de educação infantil e unidades de saúde. 

O projeto prevê ainda terminais para acesso dos cidadãos e de uso público, os chamados “totens”, de autoatendimento, fornecendo informações e prestação de serviços.

CÂMERAS DE SEGURANÇA - A instalação de câmeras de segurança no interior e na área externa de todos os prédios públicos do município de Três Lagoas também está incluída no Plano Diretor de Infraestrutura de Rede, informou Walmir Arantes.

“Este é um dos leques de serviços que poderá ser proposto à Secretaria de Estado de Segurança Pública, em horários em que a rede estará ociosa, no período noturno, feriados e finais de semana”, comentou o secretário.

“Não podemos esquecer que é uma rede privada da Prefeitura de Três Lagoas, que pode também abrir espaço para o benefício da população, no caso, a segurança e instrumento para coibir a criminalidade”, observou também Luiz Vargas. “As câmeras externas fornecem imagens a uma central de gerenciamento e controle, que poderá ser usada também pelas Polícias Militar ou Civil para essa finalidade”, explicou.

A instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, como em frente a escolas e comércio tem sido uma das antigas reivindicações da população.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS