Três Lagoas | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Três Lagoas | 26/01/2013 20h43

Saúde realiza busca ativa de criadouros e novos casos de dengue

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio do Núcleo de Educação em Saúde, da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou ação de busca ativa de criadouros do Aedes Aegypti e da eventual existência de novos casos de dengue, no período da manhã desta sexta-feira (25).

Para tanto, equipe de 11 Agentes do Núcleo de Educação em Saúde visitou as residências no Bairro Nossa Senhora das Graças, levando material educativo sobre a dengue, conversando com os moradores e orientando as pessoas nos cuidados que todos devemos ter para evitar a doença.

“É um trabalho de rotina que se torna mais intenso e concentrado em determinada área, quando é registrado um caso confirmado de dengue”, explicou o coordenador do Núcleo de Educação em Saúde, Fernando Garcia de Brito.

“Nas visitas que estamos fazendo, procuramos saber se tem alguém da família doente e procuramos saber quais os sintomas para identificarmos se é ou não um caso suspeito de dengue”, explicou Anderson de Souza, quando tocava a campainha de mais uma residência.

Surgindo a suspeita de algum caso da doença, “além da notificação do caso, procuramos orientar a família a procurar atendimento e exames para diagnóstico”, explicou Fernando.

“Procuramos também mostrar às pessoas os cuidados que todos devemos ter para evitar dengue”, completou.

Desta ação de enfrentamento à dengue, participou também o Agente de Educação em Saúde, Benedito Teodoro de Souza. Acompanhamos a visita e a “conversa” , com a dona de casa, Soledade de Souza, conhecida no Bairro com “dona Sula”, residente na Rua Paranaíba. no Bairro Nossa Senhora das Graças.

“Eles são sempre benvindos, porque são pessoas educadas e atenciosas e nos ajudam a estar atentos contra a dengue”, disse dona Sula.

Ao mostrar sobre o perigo de se criarem focos de mosquitos, Teodoro recomendou à dona da casa que “pequeno descuido pode tornar-se foco criadouro do mosquito”.

Apesar de não ter sido localizado qualquer criadouro de dengue, o Agente de Educação em Saúde, mostrou o pote de plástico, colocado no corredor e que recolhe a água do ar condicionado, assim como uma bicicleta em desuso, no quintal da casa com os pneus murchos.

“Ainda não são focos, porque a dona Sula é cuidadosa, mas se descuidar podem ser perigosos”, alertou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS