Três Lagoas | Da Redação/Com Assessoria | 06/12/2012 10h35

Senai capacita presidiárias de Três Lagoas

Compartilhe:

Para garantir a formação profissional das detentas do presídio feminino de Três Lagoas, o Senai está oferecendo o curso de Costura Industrial, no próprio presídio, com duração de 3 meses. O término da capacitação está previsto para 22 de março de 2013.

De acordo com Adevaldo Vasconcelos Reginaldo, gerente do Senai-Unidade Três Lagoas, para oferecer o curso, a instituição instalou 20 máquinas industrias no presídio e disponibilizou um instrutor para ministrar as aulas. No total, são 40 presas inscritas, divididas em duas turmas de 20 alunas. As aulas serão realizadas no período da manhã e tarde. Cada turno é composto por 4 horas, com conteúdo teórico e prático.

Para Adevaldo, o curso irá permirtir às reeducandas aquisição de conhecimento técnico, elevar a autoestima, além de capacitá-las para a reintegração no mercado de trabalho, pois, após cumprirem a pena, elas estarão aptas a trabalhar em empresas do ramo de confecções.

Ao ser questionado sobre o preconceito por parte dos diretores das empresas em relação às presidiárias, Adevaldo disse que o prejulgamento vem diminuindo. “Os empregadores estão mais dispostos a oferecer uma nova chance”, e continuou: “Porém, com a qualificação, as portas abrem-se ainda mais”, pontuou.

Segundo Marcela Dias Maio, diretora do presídio, a parceria entre Senai e presídio é positiva. Oferecer capacitação profissional às presidiárias é uma forma de estimulá-las a buscar uma nova vida. 

Novos Cursos

Já em janeiro de 2013, a oportunidade será oferecida pelo Projovem para internas de 18 a 29 anos. Os cursos serão de operador de caixa, auxiliar administrativo e office-girl, todos com seis meses de duração. As alunas receberão uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 100.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS