Água Clara | Com Correio Regional News | 27/10/2011 14h17

Detran traz projeto pedagógico sobre o trânsito

Compartilhe:

Em comemoração a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de Setembro), o Departamento Estadual de Trânsito, o Detran do MS realiza juntamente com o ‘Detranzinho’ o projeto “Encontro Pedagógico e Fórum” para profissionais da educação e estudantes, a fim de conscientizar a população, sendo esta, criança e adulto, e procura saber quais as maiores dificuldades do trânsito local, em todo o estado do MS.

Nesta terça-feira (25)foi à vez de Água Clara, alunos  do 1º ao 5º anos das escolas locais se encontraram no Ginásio Municipal de Esportes para uma experiência em ser o ‘passageiro defensivo’, onde andavam em mini carros com um instrutor conduzindo o veículo e lhes passando regras de trânsito. A chamada 'Cidade Móvel' do Detranzinho, que proporciona atividades sócio-educativas voltadas às questões do trânsito.  

Os estudantes ainda ganharam camiseta e material didático (Gibi do Detranzinho, lápis, borracha, apontador, lápis de cor e régua). Além da equipe do projeto, professores das escolas locais ajudaram a conduzir os mini carros.

Segundo a gestora de educação do Detran de Campo Grande, Danielle Sena Bertolazo, a cada ano,  o projeto é levado  a parte dos municípios de Mato Grosso do Sul. Este conta com o apoio da equipe do Detran da capital, da prefeitura e agência do Detran do município visitado, e voluntários.

Ainda segundo Danielle, todas as escolas locais estavam convidadas, e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental poderiam participar. No dia do projeto em Água Clara seria recebido em torno de um mil alunos.    

O ‘Encontro Pedagógico e o Fórum aconteceu nesta terça também (25) das 17:00 às 19:00 horas e às 19:30 horas, respectivamente, e todos estavam convidados a participar.

Dentro do Encontro, foi dada uma capacitação, um curso, para os profissionais de Educação Física, para que estes possam trabalhar com os alunos em aula as regras de trânsito desde cedo.

O projeto ‘Faixa de Pedestre’ que já passou por vários estados brasileiros e funciona muito bem em Brasília, segundo membros da equipe, e também será trabalho em todas as escolas do MS. E porque o professor de educação física?

 Pois segundo o Técnico de Filosofia da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e palestrante do Detran, Raul Rodrigues da Rosa, o profissional de Educação Física, gesticula e cria muitos movimentos em sala de aula, e a quadra de esportes da escola, é o local ideal para se ensinar educação no trânsito. O projeto é sugerido para alunos acima de 12 anos, comenta Raul.

Já o ‘Fórum’ reúne autoridades locais de trânsito, professores e toda a população, para que se discuta, quais as maiores dificuldades no trânsito local e como saná-las. Logo após uma carta seria redigida e encaminhada aos órgãos competentes para posteriores soluções. O projeto ainda roda o estado até meados de novembro de 2011.  

Sobre o projeto ‘Faixa de Pedestre’

Este projeto é também uma forma de conscientizar os motoristas a respeitar as leis de trânsito e o pedestre. Funciona da seguinte forma, simplificando, quando o pedestre sente a necessidade de atravessar de um lado para o outro e não consegue devido ao grande fluxo de veículos, ele apenas acena com a mão para que os carros parem e o pedestre possa atravessar com segurança. Este projeto já funciona há vários anos em Brasília e pretende ser aplicados e outros estados, segundo o Detran, uma meta difícil de ser cumprida mas não impossível.   


Sobre o ‘Detranzinho’

Em setembro de 1998, o Detran do MS inaugurou a Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho. Com uma estrutura de mais 9 mil metros quadrados, a mini cidade cumpre seu papel de levar educação de trânsito para as crianças. Toda a estrutura é do tamanho das crianças, banco, posto de saúde, mecânica, igreja, praças e lanchonete. Nas ruas sinalizadas circulam mini carros, bicicletas e claro, os pedestres, que são as próprias crianças.

O Detranzinho foi desenvolvido há mais de dez anos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), o projeto atende as crianças de escolas públicas e privadas, que aprendem sobre como se comportar no trânsito e prevenir acidentes. Os alunos participam de brincadeiras educativas, assistem e peças de teatro e passeiam pela cidade.

O projeto foi à primeira Cidade Escola de Trânsito aberta no país, sendo seu público alvo alunos com faixa etária entre 05 e 11 anos.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS