Aparecida do Taboado | Da redação/com Assessoria | 19/04/2013 12h46

Aparecida do Taboado recebeu reunião técnica sobre a Hidrovia Paraná-Tietê

Compartilhe:

Aparecida do Taboado (MS) - Realizada na noite da quinta-feira (18), no Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, a reunião técnica de apresentação do Projeto Hidroviário Paraná-Tietê, onde estão em desenvolvimento estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além dos projetos básicos e executivos de engenharia para a sinalização de margens e balizamento dos Rios da Bacia do Paraná.

O projeto é desenvolvido pelo Governo Federal através do Ministério dos Transportes/Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Companhia Docas do Maranhão (Codoca), e Administração da Hidrovia do Paraná (Ahrana).

O evento foi conduzido pelo coordenador do projeto, Rui Galehrter, e pelo superintendente, Antônio Badih Chehin.

O prefeito Robinho Samara participou representando a Administração “Novos Tempos”, juntamente com os secretários municipais Faber Lalluci Pereira de Souza (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente), Rafael Alexandre Faria (Obras), e Adauto Rodrigues (Chefe de Gabinete).

O Poder Legislativo aparecidense também participou através do vereador Jefferson Rinaldi Bernardino.

Por Cassilândia compareceram o prefeito Carlos Augusto da Silva, vice-prefeito Marcelo Pelarin, e vereadores Sebastião, Francisco e Marcos Leite.

De Santa Fé do Sul-SP compareceram Alair Zaina (Presidente da Câmara Municipal), e seus colegas vereadores Vagner Lopes, Magoga e Ronaldo Lima, além do procurador jurídico Milton Ricardo Carvalho.

Pelo município de Rubinéia-SP participou o diretor de Planejamento da Prefeitura, Armando Nicoletti.

A Agesul, Sindicato Rural, Corpo de Bombeiros Militar, e Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, enviaram representantes.

O projeto é gerenciado pela administração da Hidrovia e consiste em caracterizar detalhadamente os Rios Paraná e Tietê e todos os seus afluentes, abrangendo uma área de influência compreendendo os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Serão licitados em tordo de 3.300 quilômetros de Rios navegáveis, bem como a viabilidade técnica da interligação hidrovia/ferrovia/rodovia para permitir o escoamento da produção até os portos marítimos.

Foi citado pelo engenheiro Antônio Badih Chehin que representa o Departamento de Hidrovias do Ministério dos Transportes no consórcio, a implantação de Base Operacional em município da região, por onde passa o Rio Paraná.

Em seguida, o prefeito de Aparecida do Taboado Robinho Samara explanou sobre o potencial do município em receber a Base. Demonstrando conhecimento técnico, fez um histórico sobre o Rio Paraná bem como a viabilidade para navegação na região.

O representante do consórcio garantiu a realização de estudos de viabilidade da instalação da base em Aparecida do Taboado, que até então não estava inserida no projeto.

Além das palestras, foi dada a oportunidade para a manifestação dos representantes dos municípios.

A maioria expressou apoio para que o município de Aparecida do Taboado receba uma Base Operacional da Ahrana, às margens do Rio Paraná, a exemplo das existentes em Guaíra-PR e Presidente Epitácio-SP, cuja estrutura conta com barcos, equipamento, funcionários e estrutura física, para dar suporte à navegação.

Os municípios da região aguardarão pela conclusão dos estudos para a divulgação do local que abrigará a Base Operacional, e como se dará a implantação do leito navegável no Rio Paraná.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS