Brasilândia | Da Redação/Com Assessoria | 23/03/2012 10h58

Prevenção e tratamento contra a tuberculose

Compartilhe:

No próximo sábado (24), será lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, com isso, a Administração Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria de Saúde, reforça sua campanha de prevenção e tratamento da doença. Em 2011, foram tratados em Brasilândia sete pacientes com casos da doença.

Os sintomas mais comuns são: tosse há mais de 3 semanas, febre baixa no final da tarde, fraqueza, falta de apetite, emagrecimento, suores noturnos e até escarro com sangue. Apresentando esses sintomas, deve-se considerar o caso suspeito de tuberculose e procurar a unidade básica de saúde mais próxima para realizar o exame.

O diagnóstico é feito através do exame clínico, radiografia pulmonar e exame de escarro. É gratuito. O tratamento, que também não tem custos para o cidadão, dura seis meses, e os medicamentos são entregues mensalmente pela Administração Municipal. A tuberculose tem cura, mas se não for tratada, pode matar.

“Todo o cuidado é pouco no tratamento contra a tuberculose. Em Brasilândia, priorizamos a prevenção, pois temos consciência de que ela é fundamental para que a doença não se desenvolva e piore o quadro”, disse o Prefeito Dr. Antônio de Pádua Thiago.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS