Brasilândia | Com Prefeitura de Brasilândia | 03/03/2023 08h35

Saúde pede para que pessoas com suspeita de Dengue procurem as unidades para notificação de casos

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia alerta toda a população da subnotificação de casos de Dengue, ou seja, a ausência de notificação de pessoas que foram infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Roberta Cunha, enfermeira responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, explicou que atualmente Brasilândia acumula aproximadamente 300 casos notificados de Dengue, porém somente 13 confirmados via exame laboratorial.

Estamos com muitas notificações de caso, porém, a população não está indo à Unidade de Saúde para hidratar e receber os cuidados necessários e para que possamos notificar. Pedimos para que a população que esteja com sintomas de Dengue, vá a uma Unidade de Saúde para que a enfermeira ou médico entregue o pedido de exame sorologia de Dengue”, explicou.

E além disso, o inseticida utilizado para a passagem do fumacê atualmente não está disponível, mas quanto mais casos confirmados, aumenta a chance de vir o componente químico para diminuir a proliferação do mosquito. “Se não tiver casos notificados, nosso município não consegue passar o fumacê, e nem inseticida costal que vai de casa em casa. Quando chegar o inseticida, o município poderá solicitar, tendo em vista que há vários casos positivos”, disse.

A enfermeira reforça que os cuidados necessários são individual e coletivo, cada pessoa cuida do seu quintal e sensibilizar o vizinho a cuidar do próprio quintal, isso é suma importância.

Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta > 38.5ºC.
Dores musculares intensas.
Dor ao movimentar os olhos.
Mal estar.
Falta de apetite.
Dor de cabeça.
Manchas vermelhas no corpo.

Sinais de alarme da dengue:
Dor abdominal;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
Hipotensão postural e/ou lipotímia;
Letargia e/ou irritabilidade;
Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
Sangramento de mucosa e;
Aumento progressivo do hematócrito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS