"/>
Costa Rica | Da Redação/Com Hora da Notícia | 23/04/2012 11h22

Projetos implantados pela prefeitura estão revolucionando a vida dos pequenos produtores de leite

Compartilhe:

Aconteceu nesta sexta-feira (21) o 1º encontro de 120 pequenos produtores inseridos no “Programa Repasto Leite” com os técnicos da Secretária de Desenvolvimento do Município para uma integração com objetivo de assistir palestras e vídeos que vão ajudar na prática da ordenha e no manejo diário na propriedade rural, além da oportunidade de poderem trocar experiências e poderem questionar os técnicos. O prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) destacou a importância do programa e a necessidade de o poder público planejar para manter os programas para evitar êxodo rural. 

De acordo com o prefeito o programa vai fornecer mudas para o reflorestamento das propriedades e assistência técnica para o cultivo. As mudas estão sendo oferecida pela Prefeitura que faz a multiplicação no viveiro localizado próximo a horta comunitária do município. Os produtores acompanhados do prefeito visitarão o viveiro depois de almoçarem no Centro de Convivência do Idoso onde aconteceu o evento. 

Outro projeto que está mudando positivamente a economia nas propriedades é o “Balde Cheio” que tem o objetivo de promover a melhoria na pastagem, com adubação e irrigação, à rotatividade de animais no pasto é alternativa para melhoria da genética. 

O “Balde Cheiro” foi implantado pela prefeitura em 2010, o investimento foi no valor de R$ 98.000, segundo a Secretária de Desenvolvimento, a Zootecnista, Suelen Guimarães Funquim. Ela informou ao Hora da Notícia para dar sequencia no projeto foram selecionados os produtores, em seguida foram coletadas amostras de solo que foi analisando em laboratório para estabelecer os tipos de cultura. 

O produtor Adilson Nogueira Garcia disse ao Hora da Notícia que o programa aumentou a produtividade e trouxe mais lucro. Ele elogiou a iniciativa do prefeito, “é a primeira vez que um prefeito investe no produtor rural, não teve nem um prefeito que fez para os produtores um programa como esse”. Segundo ele o aumento na produção foi em média de 03 para 13 litros de leite por dia. 

Já Edimar José de Lima, empresário do ramo de seringueira orientou para o plantio de Seringueira sem abrir mão da produção de leite. De acordo com ele a cultura melhora a renda e a qualidade de vida do pequeno produtor.

Também participaram do evento os vereadores do PMDB, Adair Tiago de Oliveiraos e o presidente da Câmara Municipal, Lourenço Felisbino Paula, Alcides Joaquim Carrijo (PT) e o secretariado municipal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS