Alunos de escola municipal de Três Lagoas participam do Projeto “Trânsito do Futuro”
Crianças do 2º ano da Escola Municipal “Eufrosina Pinto” participaram na manhã desta quarta-feira (25) de uma ação prática na Cidade Mirim de Educação para o Trânsito dentro do Projeto “Trânsito do Futuro”, que é realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), por meio da Diretoria Municipal de Trânsito com apoio do Detran – MS e do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas (2ºBPM/TL).
Conforme a coordenadora do projeto, Caroline Feliciano, essa atividade vem sendo realizada com os alunos das séries iniciais desde o início desse ano e tem o objetivo de permitir a alfabetização das crianças envolvidas a partir da temática “Trânsito”. “Com isso, dentro de sala de aula, os alunos aprenderam a parte teórica do trânsito e, agora, aplicam isso na prática utilizando esses miniveículos, motos e bicicletas aqui dentro da Cidade Mirim”, explica.
Além disso, a ação, que também tem apoio dos agentes municipais de trânsito, permite a inclusão de alunos especiais, dando espaço e atenção diferenciada para esses. “Começamos o projeto em uma sala com alunos portadores de necessidades especiais e agora expandimos para outras turmas”, comenta Caroline.
Para a professora da turma, Leyr Machado, o projeto tem grande caráter educativo. “Colabora com a interação dos alunos, permite uma maior atenção dentro de sala de aula para as disciplinas trabalhadas junto à temática e ainda possibilita que eles aprendam a serem bons cidadãos no trânsito brincando”, diz.
A aluna Ana Maria da Silva, de 11 anos de idade, diz que gostou muito da oportunidade. “Acho muito legal, pois aprendo muitas coisas relacionadas ao trânsito como, por exemplo, que devemos usar a faixa de pedestre e que o ciclista tem que respeitar as leis assim como os carros”, diz.
O aluno Renato Martins dos Santos, de 9 anos de idade, compartilha da mesma ideia. “Aprendi que não podemos correr nas ruas da Cidade, que tem que andar dentro do limite de velocidade, além de respeitar a faixa de pedestre e o sinal de pare”, comenta o aluno enquanto anda com um miniveículo com ajuda do colega de sala.
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