Fibria | Com assessoria Fibria | 05/09/2016 15h59

Programa Rede Responsável realiza primeira ação de mobilização em Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

O programa Rede Responsável tem como objetivo fortalecer os processos de desenvolvimento local, por meio da estruturação de redes de troca de informações, produtos e serviços. Na última semana, a Fibria realizou um encontro em Três Lagoas (MS), com a participação de mais de 92 pessoas, entre representantes de grandes empresas, instituições e beneficiários de projetos sociais, já apoiados pelo Programa na região.

O Rede Responsável que é uma iniciativa da Fibria, foi criado em 2013 com a intenção de unir esforços e conectar diversos atores localizados na mesma região, afim de reforçar a rede em prol do desenvolvimento socioambiental dos municípios.
As instituições podem participar do Programa de acordo com a sinergia entre seu negócio e as ações, de acordo com a conveniência, disponibilizando recursos humanos, materiais, financeiros ou até mesmo adquirindo produtos ou serviços dos projetos sociais já em desenvolvimento.
A Syngenta é um exemplo de parceria no Rede, por meio de seu Plano de Agricultura Sustentável identificou uma oportunidade de associação com o Programa Colmeias da Fibria, que contribui com o fortalecimento da cadeia apícola. A parceria começou em 2015, com a inauguração de um apiário experimental. A Fibria oferece pasto apícola, cedendo área nas florestas plantadas de eucalipto para a disposição de caixas de abelha e a Syngenta contribui com suporte técnico aos apicultores.
De acordo com Rose Rodrigues, diretora da Syngenta, a rede contribui para a disseminação do conhecimento. “Juntos conseguimos capturar, conhecer e criar uma rede de conhecimento para contribuir com as comunidades e o meio ambiente. Isso reflete no nosso trabalho e no engajamento de todos os envolvidos, que se orgulham em fazer parte desse time”, pontuou Rose.
O apicultor de Brasilândia (MS), José Henrique Almeida, presidente da Associação Brasilandense de Apicultores (ABA), participa do Programa Colmeias, e durante o evento reforçou a importância da dedicação de todos. “Hoje estamos organizados em uma cooperativa e temos um Entreposto Mel que podemos dizer que é nosso. Estamos prosperando e conquistando novos mercados, e todo a assistência que recebemos é de extrema importância e contribuiu para chegar até aqui”, contou.
A diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria, Malu Pinto e Paiva, enfatiza que a empresa não é a protagonista do Rede Responsável, “somos apenas um veículo que criou uma plataforma. Nós não queremos assistencialismo, queremos transformação e temos muitas oportunidades. Nós somos os agentes dessa transformação. As perspectivas deste programa para a sociedade, para as pessoas e as organizações são significativas", disse Malu.
Resultados do programa, considerando o período de 2013 a 2015
ü O Programa Redes já captou mais de R$ 30 milhões, dos quais cerca de 60% foram investidos em projetos de geração de renda para as comunidades;
ü Houve um aumento de 47% no número de associações e cooperativas beneficiadas, totalizando 126 associações em todo o país;
ü O número de famílias beneficiadas diretamente com os projetos é de 6.149, um crescimento de 86% desde o início do Programa. A renda média destas famílias cresceu em 158%, resultando na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento local;
ü No Estado de Mato Grosso do Sul estão presentes 27% das famílias beneficiadas com o Rede Responsável.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS