Indústria | Roberto Abib | 01/03/2012 09h03

Prefeito André Alves incentiva a agroindústria no município

Compartilhe:
Grupo instalará 4 empresas no processamento de essências aromáticas e busca parceria com pequeno e médio produtor da região Grupo instalará 4 empresas no processamento de essências aromáticas e busca parceria com pequeno e médio produtor da região (Foto: Gilberto F. Cruz)

O prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira (PMDB), participou da reunião promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente para apresentação e discussão da viabilidade de implantação de cultivares de plantas frutíferas, ornamentais e aromáticas com diretores do grupo Dierberger LTDA. O encontro aconteceu na sala de eventos do Sindicato Rural do município na tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro.

De acordo com Cristian Dierberger, o objetivo da reunião é de oferecer aos produtores e fazendeiros novas opções de agronomia e trabalho de serviço no campo aos pequeno e médio produtor. “Os principais produtos das indústrias que irão se instalar no município são de essências aromáticas de plantas, como o eucalipto e a citronela”, acrescenta

O Grupo DIERBERGER irá instalar 4 empresas em Aparecida do Taboado:  a  Citrus Flora, Dierberger Fragrâncias, Eucadora e Agrigel; todas no ramo de processamento de óleos, essências e frutas cristalizadas.

Após a reunião com os produtores do município, o diretor da Dierberger, João Andreas Dierberger, considerou a reunião bastante produtiva. “Despertamos um vivo diálogo com os produtores da região”, destacou o diretor, considerando a região que envolve o município de Aparecida do Taboado pouco explorada em agricultura comercial.

João Andreas explica o funcionamento das 4 indústrias que irão se instalar numa área de 40 mil metros quadrados no distrito industrial Wilques Alves de Queiroz.

“São 4 módulos, um é o módulo agrícola, que se fundamenta numa unidade de geração de vapor, é necessária para todos os processos industriais que nós praticaremos. E para gerar vapor, nós iremos queimar combustível renováveis. A base das empresas seria a agroindústria, gerando óleo essencial a vapor, e em cima dessa base, as indústrias em módulos, gerando frutas cristalizadas, frutas secas e fragrâncias”, esclarece João Andreas.

Geração de emprego

A mão-de-obra foi uma das condicionantes que interessou os diretores para a instalação da empresa no município. “O quantidade de emprego vai depender dos avanços dos módulos industriais. Nos módulos industriais será necessária uma qualificação maior, no entanto, no trabalho feito no campo, menos qualificada”, pontua João Andreas.  

Para o prefeito André Alves Ferreira, a instalação da escola de qualificação Sesi/Senai no município atenderá a mão-de-obra qualificada exigida pelo Grupo. “Esta reunião visa o estímulo aos pequenos e médios produtores da região a se tornarem fornecedores do grupo, apresentando uma alternativa na diversificação do que se produz em nossas terras na geração de renda e renda-extra ao pequeno e médio produtor”, ressaltou o gestor municipal.

Até a instalação, os diretores da Dierberger virão mais vezes ao município para explanar a estrutura das empresas e apresentar resultados e iniciativas de fornecedores parceiros.  

 

 

 

 

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS