Inocência | Da redação/com PMA | 26/05/2015 10h19

PMA autua agricultor em R$ 10 mil por criar gado degradando nascentes

Compartilhe:

Policiais Militares Ambientais (PMA) autuaram na tarde de ontem (25) um agricultor por criar gado adentrando nascentes uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada no município de Inocência. Os policiais verificaram que o infrator criava animais na faixa de domínio de uma via férrea, inclusive, cercando a área de pastagem no local e permitindo que os animais tivessem acesso a ferrovia, que está ativa.

Além disso, o infrator construiu currais numa área de várzea e olhos d’água, que são áreas protegidas, o que é proibido pela legislação. A área cercada era utilizada para dessedentação do rebanho e estava sendo pisoteada pelo gado e equinos, afetando a vegetação que estava em regeneração. Os caminhos que os animais utilizavam estavam iniciando-se processos erosivos. O agricultor afirmou que não tinha onde colocar os animais e por essa razão utilizava aquele espaço.

O infrator, residente em Inocência, foi autuado por danificar área considerada de preservação permanente (nascentes) e foi multado em R$ 10 mil. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar uma pena de detenção de um a três anos. Após a intervenção da PMA, as atividades foram interditadas e o autuado foi notificado a retirar os animais do local.

A PMA também acionou a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), que apreendeu os animais, os quais não estavam vacinados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS