Inocência | Com Prefeitura de Inocência | 12/11/2017 09h09

Prefeitura intensifica conscientização do Novembro Azul

Compartilhe:

A Prefeitura de Inocência, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando uma série de atividades alusivas ao Novembro Azul nos postos de saúde da cidade. A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

 

Neste sábado (11), no posto de saúde Sebastião Francisco Ramos, no centro da cidade, o urologista Dr. Jamal Mohamed Salem, realizou exames de ultrassom de próstata para homens acima de 40 anos de idade. Além disso, em parceria com a Escola Estadual João Pereira Valim, foi realizada uma palestra sobre Doação de medula Óssea e coleta de sangue para interessados a serem doador.

 

A Secretaria Municipal de Saúde segue durante todo este mês com atividades de orientação e prevenção relacionadas ao Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Saúde da Família (USF) e demais unidades do município.

 

Novembro Azul

 

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida para a sociedade e aos homens sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizado em 17 de novembro.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer mais prevalente entre o sexo masculino atingindo um a cada seis homens. Por isso, especialistas recomendam que todos os homens com mais de 40 anos, com caso de câncer de próstata na família, e homens com mais de 45 anos devem participar da campanha.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS