Saúde | Da redação/ com Guta Rufino/Hoje Mais | 30/04/2016 09h38

Cirurgia inédita de captação de órgãos é realizada em Três Lagoas

Compartilhe:

Uma cirurgia inédita está sendo realizada na tarde desta quinta-feira (28), no Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas. Uma equipe médica de São Paulo, está realizando a captação de órgãos de um adolescente de 15 anos que foi diagnosticado com morte cerebral.

A família preferiu preservar a identidade do garoto, que teve traumatismo craniano após se envolver em um acidente de trânsito. O paciente é morador de uma cidade da região Bolsão sul-mato-grossense e teve morte cerebral declarada na última quarta-feira (27). No intervalo de algumas horas do diagnóstico, a família foi orientada e se pronunciou favorável à doação dos órgãos.

INÉDITO
Segundo o médico neurocirurgião, Daniel Rodrigues, que está acompanhando o processo, a cirurgia é inédita. “Existe todo um protocolo para ser seguido, e até hoje não havíamos conseguido completa-lo, para assim realizar a captação de órgão de um paciente como este, que teve morte cerebral”, contou.

DESTINO
Ainda de acordo com o neurocirurgião, assim que captados, os órgãos serão levados a seus respectivos destinos, espalhados pelo Brasil, de acordo com a ordem na lista de espera na fila de transplante de órgãos. Neste momento, os pacientes, receptores já devem estar sendo preparados para receberem o transplante.

GESTO DE AMOR
“É um gesto de amor da família e também das pessoas que manifestam sua intensão em ser doador de órgãos. É a chance, de estar presente de alguma forma em outras vidas”, concluiu o médico.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS