Três Lagoas | Da Redação/Com Perfil News | 10/04/2012 12h06

Feira tem 112 estandes e participação das principais empresas do setor florestal

Compartilhe:

Está tudo pronto para a 1ª Três Lagoas Florestal, que nos próximos três dias será a atenção dos setores que integram a cadeia produtiva da floresta renovável e a indústria de celulose. Os exposiçtores investiram cerca de R$ 2 milhões na montagem dos estandes, incluindo materiais, equipamentos e transporte de produtos para exposição, como os cavacos de eucalipto, a matéria-prima pronta para a fabricação da celulose.

Montadoras, como a John Deere, da capital paulista, a Scânia, e a TMO, de Santa Catarina, já colocaram no Parque de Exposições seus equipamentos, como colheitadeiras e descascadores de eucalipto. Empresas de reflorestamento e produtoras de mudas também finalizam os preparativos para a primeira feira sobre produtos florestais de Três Lagoas, com influência direta em todos os municípios do Bolsão que começam a incorporar terras ao plantio de floresta renovável. A “Três Lagoas Florestal” terá 112 estandes de expositores, instituições de pesquisa, órgãos públicos e de comunicação instalados e monitorados por sistema de vídeo full HD.

Segundo o empresário Robson Trevisan, idealizador da feira, Três Lagoas merecia uma feira do porte da que está sendo organizada, mas a expectativa está sendo superada. “Imaginávamos que seria uma feira grande, por Três Lagoas merecer o evento, como pólo de produção de eucalipto já há 20 anos, mas não esperávamos que a participação seria tão representativa”, diz Trevisan.

Por outro lado, os próprios expositores notam que a feira está tão representativa que todo planejamento foi redimensionado e a procura comprovou mais uma vez a necessidade de alguns serviços em Três Lagoas ampliarem a oferta de serviços, como a rede hoteleira. Até a reserva de um apartamento na vizinha cidade de Andradina, a 37 km, só foi possível 20 dias antes do evento.

Expositores

O empresário Carlos Nogueira Souza Júnior, sócio da Camará Mudas Florestais, disse que se prepara há 45 dias para o evento. Há 20 anos no ramos de mudas de eucalipto e plantas nativas, diz que espera bons resultados nessa primeira feira de Três Lagoas. Com produção anual de 12 milhões de mudas de eucalipto e 1,2 milhão de plantas nativas, Nogueira já foi fornecedor da antiga Ripasa, incorporada pela Suzano.

Segundo Carlos Nogueira, as mudas de árvores nativas, entre elas o ipê, são usadas para a recuperação de áreas degradadas. As mudas de eucalipto obedecem a um processo de certificação. Parte delas são contratadas já dentro de um padrão de clone que permitem seu desenvolvimento em menor tempo. O negócio de mudas exige muita dedicação. Um hectare produz até 1,2 milhão de mudas. As indústrias pagam R$ 300 por hectare.

O assessor de marketing da Jonh Deere, montadora de equipamentos agrícolas que possui uma divisão industrial voltada exclusivamente para o setor florestal (Jonh Deere Florestal), diz que a expectativa de negócios é grande. “Temos a linha mais moderna de equipamentos, da colheideira ao descascador”, diz. A máquina que faz o transporte do local de abate até o transbordo na rodovia tem capacidade para 17 toneladas. O estande da montadora não exibe apenas as máquinas. Os cavacos de eucalipto, na forma como são levados ao processo de industrialização, decoram o piso e os folders vão encher os olhos dos investidores.

Outra montadora, a TMO, de Santa Catarina, também espera movimentar alguns milhões no futuro com a divulgação de seus equipamentos pesados. Ela trouxe da fábrica um auto-carregador e uma colheideira/cortadora de eucalipto. “Por enquanto ouvimos muita propaganda sobre aqui ser no futuro pólo mundial da celulose, vamos esperar os resultados”, diz representante da empresa, Jone Melo.

A Husqvarna, de São Paulo, trouxe a Três Lagoas toda sua linha de equipamentos para florestas e jardins. Segundo Angelin Musiat, promotor de vendas, a Husqvarna vai expor tratores de aparar grama, roçadeiras, motosserras, podadores e outros equipamentos usados em produtos florestais. “A expectativa é grande, estamos aqui para divulgar nossos produtos e com isso conquistar esse mercado que me parece muito promissor”, disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS