Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 28/07/2014 16h07

Novo prédio da Unei está quase pronto

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - O novo prédio da Unidade Educacional de Internação (Unei) “Tia Aurora”, está em fase final de conclusão e a previsão é que fique pronto ainda esse ano. Na manhã de ontem, o Jornal do Povo esteve no local e constatou que falta apenas concluir o refeitório, bem como o acabamento da obra. A previsão era de que a obra fosse concluída em março desse ano, mas devido à necessidade de alteração no projeto, como a construção de mais um refeitório, houve um atraso no cronograma, por causa da elaboração de um aditivo ao contrato da obra.

Entretanto, segundo o engenheiro responsável pela obra, representante da Agência Estadual de Empreendimentos, Nelson Garcia, o aditivo está aprovado, restando apenas à liberação do recurso. Mas, segundo informa a obra não está parada, o que foi comprovado pelo JP que esteve ontem pela manhã no local e constatou 12 pessoas trabalhando na unidade. A empresa aguarda a chegada do restante do material para concluir a obra.


O novo prédio da Unei de Três Lagoas será o maior do Estado, conforme informou no ano passado, o secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini. A nova sede da Unei terá capacidade para abrigar 93 menores infratores em conflito com a lei. A nova Unidade Educacional de Internação foi orçada inicialmente em R$ 7, 2 milhões. A maior parte do recurso, 90% é do governo federal e 10% do governo do Estado. A área onde está sendo construído prédio foi doada pela prefeitura e têm 30 mil metros quadrados e fica localizada no Jardim Imperial, próximo a BR-262.


A nova unidade conta com duas quadras de esporte, alojamentos, espaço para os servidores, sala multidisciplinar, entre outras repartições. O objetivo dessa nova Unei é o de proporcionar de fato um trabalho de ressocialização aos adolescentes que cometeram ato infracional.

A construção da nova Unei ocorreu devido a irregularidades no prédio da atual unidade. No final de 2009, a Corregedoria-Geral de Justiça, determinou a interdição parcial da Unei, o que foi acatada, na época, pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Três Lagoas. As irregularidades foram constatadas também durante Mutirão Carcerário realizado na época no local. Até hoje o prédio atual da Unei encontra-se parcialmente interditado, ou seja, está proibido o ingresso de novos sócio-educandos, já que a unidade tem capacidade para abrigar 12 adolescentes, mas vive com o número acima dessa quantidade. 


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS